TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capital de risco de capital

Tese: Capital de risco de capital. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/3/2014  •  Tese  •  871 Palavras (4 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 4

Resumo

Orçamento de capital com risco

Risco é outra expressão para incerteza e instabilidade. Um investimento é chamado livre risco se o seu retorno é estável e confiável. Os investidores geralmente consideram as letras do tesouro, emitidas pelo governo norte-americano, como um investimento livre de risco, sobretudo porque têm retornos certos e garantidos.

Em orçamento de capital, não há projetos livres de risco. Os fluxos de caixa futuros de um projeto, inesperadamente, podem aumentar ou diminuir. A taxa pela qual os futuros fluxos de caixa foram investidos pode não permanecer a mesma. Existem muitos fatores que podem reduzir os fluxos de caixa esperados.

Exemplos:

• Perda de participação no mercado.

• Aumento no custo de financiamento.

Como sempre há risco no orçamento de capital, a principal tarefa dos analistas de investimento é selecionar projetos sob condições de incerteza.

Abordagem equivalente à certeza

A idéia subjacente á abordagem equivalente à incerteza á a separa a duração dos fluxos de caixa de seu risco. Os fluxos de caixa são convertidos em fluxos de caixa sem risco, que são descontados, então, pela taxa livre de risco. Essa taxa geralmente e paga pelo tesouro dos estados unidos é aceita e usada como taxa livre de risco.

Análise de sensibilidade

A análise de sensibilidade mensura as mudanças no VPL, na TIR e em outros indicadores de lucro ou risco, como vendas, custos, taxa de desconto, ou outras variáveis. O propósito é descobrir o grau de sensibilidade do VPL ou da TIR às mudanças em uma dada variáveis. Entre dois projetos, aquele mais sensível a uma mudança é considerado portador do maior risco.

A Análise de Sensibilidade é uma ferramenta que permite comparar resultados da empresa a partir de simulações. Compreender o que é uma Análise de Sensibilidade e saber usá-la a favor da empresa aumenta muito nossa capacidade de gestão, dando segurança e percepção na hora de decidir. Muitos de nós demoramos a adotar esse pensamento e utilizar, de fato, essas ferramentas, porque achamos que já sabemos como se faz e não precisamos desses conhecimentos.

Porém, pesquisas de falência de empresas em algumas capitais do Brasil apontam a falta de conhecimento de administração financeira, por parte dos donos, como o principal motivo de seu fechamento. Se os proprietários dessas empresas tivessem utilizado as ferramentas gerenciais, possivelmente muitos empreendimentos não teriam quebrados.

É importante para observar os resultados de caixa da empresa a simulação de resultados utilizando o fluxo de caixa em situações diferentes, aumentando/diminuindo vendas, investindo em máquinas ou despesas e receitas.

Capm no orçamento de capital

O CAPM calcula a taxa requerida de retorno para um projeto. As taxas requeridas de retorno são calculadas pelo uso da equação normal CAPM. A equação usa no capitulo 4 é uma equação simples, já no capitulo 8 vem com mas a notação ligeiramente diferente.

Equação no capitulo 4:

Equação no capitulo 8:

O Capital Asset Princig Model (CAPM) oferece conceitos válidos e aceitos na definição do risco dos ativos. Esta metodologia de cálculo é medida pela relação entre a covariância dos retornos de mercado e da companhia e a variância dos retornos da empresa. Por se tratar de uma metodologia aplicada em mercados estáveis, as conclusões favoráveis ao CAPM precisam, no entanto, ser reavaliadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com