TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capoeira E Maculele

Monografias: Capoeira E Maculele. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.115 Palavras (5 Páginas)  •  613 Visualizações

Página 1 de 5

Capoeira e Maculelê

Capoeira: A palavra capoeira se origina do tupi- guarani (“caa”- significa mato, “puera”, que foi mato), a capoeira faz referencia as vegetações rasteiras onde se praticava a arte, onde os negros fugiam e se escondiam em direção aos quilombos. Muitos historiadores afirmam que a capoeira é uma arte criada pelos africanos no Brasil, já outros afirmam que ela foi criada na África e trazida pelos escravos como uma forma de dança. A base como surgiu à capoeira é o N’golo que um ritual que ocorre durante a puberdade em uma tribo chamada mucope, ou também é conhecido como dança das zebras que faz referencia ao período de acasalamento desses animais onde os machos disputam as fêmeas com coices mordidas e cabeçadas. Na capoeira é uma disputa entre jovens cercados por outros jovens em que eles desferem golpes parecidos com os das zebras, aquele que “ganha” a disputa tem o direito de escolher a esposa sem ter que pagar o dote.

Quando foram trazidos para o Brasil como escravos tiveram que criar um modo no qual eles preservassem o estilo, mas sem a interferência dos capatazes que se vissem a maneira que praticavam o ritual poderiam achar que se trataria de uma briga e com certeza haveria punições bastante severas podendo chegar à pena de morte, então para desviar a atenção dos capatazes eles colocaram palmas, cânticos e a ginga para que criassem uma aparência de dança, uma diversão de escravos. Uns dos primeiros instrumentos da capoeira foi às palmas. Não se sabe quando foram introduzidos os instrumentos na capoeira por falta de registro, mas sabe-se que o berimbau foi incluído no século XX e antes era utilizado por vendedores para chamar a atenção.

Uma teoria é a de que os escravos ficassem acorrentados com as mãos para trás nas senzalas o que explica a maioria dos movimentos serem praticados com os pés, mas é apenas uma teoria não se tem realmente a certeza.

Com o passar dos anos os capoeiristas viram na capoeira uma forma de criar uma arte marcial e que foram aperfeiçoadas pelos primeiros negros dos quilombos que a utilizavam como meio de defesa e ataque para resgatar outros negros que ainda eram escravos. Eles também utilizaram esse estilo dentro das fazendas para causar rebeliões e fugas sem levantar suspeitas o que aconteceu bastante.

Um grande exemplo foi Zumbi que utilizava as funções letais da capoeira e as técnicas de guerrilha das tribos africanas dos povos bantos para resistir às invasões sem utilizar armas de fogo.

Hoje Zumbi é considerado o pai que introduziu a capoeira como luta no Brasil e que hoje é considerada internacionalmente umas das características culturais do Brasil.

A capoeira foi proibida no Brasil no governo de Marechal Deodoro da Fonseca no Código penal de 1890, e quem fosse pego praticando era aplicada severas punições, mas mesmo assim havia a pratica escondida nos quintais nas praias e nos arredores das cidades longe de todos.

O fim da proibição da capoeira e de outras manifestações populares se deu no Governo de Getulio Vargas no ano de 1932. Um dos grandes capoeiristas que lutou para a liberação desse esporte foi Manoel dos Reis Machado conhecido como Mestre Bimba (1900/1974).

Os instrumentos da capoeira são berimbau, atabaque, pandeiro, agogô e reco-reco, os capoeiristas criavam situações de defesa e ataque sempre preservando a integridade dos outros praticantes. Na capoeira não há lugar para preconceitos e vaidades o homem vale pela sua arte.

Na capoeira existem vários benefícios como: melhora da circulação sanguínea, desenvolvimento da coordenação motora, estimulação da criatividade, aumento da massa muscular, do reflexo, da elasticidade, da auto- confiança, auto- estima alem do estabelecimento harmônico entre corpo e alma.

“É como dizia o saudoso Mestre Pastinha (1889/1981), um dos grandes doutrinadores da capoeira angola”: “capoeira é para homem, menino e mulher, e só não aprende quem não quer”.

“Para a capoeira e o camaleão mudar, é preciso apenas preservar a sua essência!”¹

Maculelê: é uma dança folclórica brasileira de origem afro brasileira e indígena. A origem do maculelê é desconhecida e ainda existem varias lendas a seu respeito, o maculelê é uma arte marcial armada, mas atualmente é uma luta tribal onde se utiliza dois bastões conhecidos como “grimas” (esgrimas), os participantes lançam e recebem golpes no ritmo da musica. Também se pode dançar com facões o que o torna mais difícil e mais ousado, mas ao mesmo tempo dá um efeito muito bonito porque sai faíscas quando os facões se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com