TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo 1: Espaço Geográfico E Organização Humana

Trabalho Escolar: Capítulo 1: Espaço Geográfico E Organização Humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  777 Visualizações

Página 1 de 2

1) A partir do vídeo da TV Brasil sobre a história do geógrafo Milton Santos, intitulado "Milton Santos - De Lá Pra Cá - 12/06/2011", apresente uma breve síntese (8 a 10 linhas) sobre a importância das ideias deste para a humanidade em geral, especialmente no que diz respeito a contribuição do que ele chama de "homem lento."

Milton Santos foi um importante geógrafo brasileiro que embora tenha tido sua formação em direito destacou-se na área de estudo da urbanização dos países do terceiro mundo após ter sido exilado, na França, durante a ditadura militar. Com isso, revolucionou todo o pensamento da época e até os dias atuais. Por ter uma visão diferente sobre a migração, elaborou o que ele chama de homem lento, que é aquele homem que consegue enxergar a cidade e o mundo com outro olhar justamente por conseguir vivenciar e sentir as possibilidades que as cidades oferecem de maneira menos fantasiosa, vivendo intensamente o lugar onde está nos seus aspectos mais profundos. Aquele homem da periferia que não tem a acesso a tecnologia.

2) Ao longo deste tópico de estudos estudamos que, para compreender o mundo atual, não basta estudar primeiro a localização de cada continente (e dos países), depois seu relevo, seu clima etc., sem estabelecer grandes ligações entre esses vários aspectos. Nesse sentido, por que devemos considerar a teoria de Milton Santos, que tem como eixo principal a "Formação Econômica e Social", uma teoria válida para o entendimento do espaço geográfico? Justifique sua resposta.

Para o entendimento do espaço geográfico podemos considerar a teoria de Milton Santos sobre a formação econômica e social válida uma vez que Milton considera as migrações do campo para a cidade (periferia) analisando então todo o perfil socioeconomico (ocupação, faixa etária, sexo,escolaridade, etc).

3) Difundiu-se, no mundo, a ideia de que a capacidade de consumir em níveis cada vez maiores significa que as pessoas estão vivendo em melhores condições do que no passado, pois associa-se consumo ao desenvolvimento econômico. Por outro lado, o consumo também pode trazer impactos negativos, pois estes podem causar danos à base de recursos ambientais e exacerbar os padrões de desigualdade. Destaque outros itens que podem ser considerados positivos e negativos para a sociedade e que estejam diretamente associados à temática que desenvolvemos.

Dentre os aspectos positivos podemos destacar o mais rápido acesso a diversos produtos com preços mais acessíveis, mais acesso a fontes de informação e cultura podendo então gerar melhores empregos, avanços medicinais, entre outros.

Já nos aspectos negativos temos a criação da desigualdade extrema de classes sociais, o aumento da violência urbana, a falta de investimento em estrutura básica, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com