TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo I – Globalização e Negócios Internacionais

Por:   •  24/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.980 Palavras (8 Páginas)  •  286 Visualizações

Página 1 de 8

Capítulo I – Globalização e Negócios Internacionais

Os negócios internacionais referem-se a todas as transações empresariais – comerciais e de investimento, envolvendo empresas de pelo menos dois países.

Um elemento fundamental nos negócios internacionais está na maior complexidade inerente a conduzir operações em países com ambientes- económicos, culturais, políticos, legais e regulatórios – diferentes do país de origem. Há também, maior complexidade interna para as empresas que precisam de desenvolver um modelo, ou uma estrutura organizacional capaz de lidar com subsidiárias dispersas pelo mundo, cada uma delas com uma carteira de produtos e tecnologia distinta.

Globalização

A globalização é um processo de interação e integração entre pessoas, empresas e governos de diferentes nações. Processo esse impulsionado  pelo comércio e investimento internacional, com o auxílio da tecnologia e informação. Dada a convergência de gostos e preferências dos consumidores faz com que este fenómeno se intensifique. Esta convergência é facilitada pela tv, rádio, internet, filmes, pela música e pela maior facilidade de deslocação pelo mar, terra e ar. O resultado deste fenómeno verifica-se no comportamento dos consumidores que usam jeans, comem piza e hambúrgueres, bebem coca-cola, veem filmes que são sucesso do mundo inteiro, entre outros.

Globalização dos mercados : convergência das preferências  dos consumidores em mercados de todo o mundo. Apesar das diferenças culturais, por exemplo os consumidores em diferentes países parecem cada vez ter mais em comum, como demonstra a expansão internacional e sucesso de marcas globais como: Coca-cola, Sony Playstation, Mc Donalds que oferecem produtos padronizados para os seus clientes em todo o mundo.

  • Padronizar ou adaptar os produtos

Na expansão internacional, as empresas deparam-se com uma decisão: a de adaptar os produtos a cada mercado receptor ou a de comercializar mundialmente um produto padronizado. Apesar de se revelar que estamos um mercado mundial homogéneo as diferenças culturais existem, são exemplo disso: os diferentes rendimentos  das populações, a religião dominante, a disponibilidade dos canais de distribuição, entre outros aspetos relevantes. São estas diferenças que podem requerer uma oferta adaptada e um marketing mix diferenciado para cada país.

Fatores que incentiva a padronização

Fatores que incentivam a padronização

  • Economias de escala na produção;
  • Economias de I&D;
  • Economias de Marketing;
  • Altos custos de adaptação
  • Possibilidade de lucros superiores ao servir as diferentes necessidades dos consumidores;
  • Diferentes poderes de compra;
  • Diferentes padrões de consumo;
  • Diferenças culturais

Globalização da produção: dispersão das atividades de produção para minimizar os custos e/ou maximizar a qualidade.

Geralmente as empresas procuram colocar a sua produção em localizações que minimizem os custos incorridos. A redução dos custos tanto advém da mão-de-obra mais barata, como de custos mais baixos de qualquer outro fator usado na produção, como a energia ou capital, ou simplesmente,  a sujeição a uma taxa fiscal mais vantajosa.

Barreiras á globalização

A globalização quer dos mercados, que da produção, depara-se com inúmeras barreiras que dificultam a expansão das empresas.

Além das óbvias restrições físicas que encarecem os transportes e das carências de infra estruturas, de comunicação em alguns países menos desenvolvidos, há restrições legais impostas por alguns governos- nomeadamente quanto á posse de empresas por capitais estrangeiros, existindo a necessidade de parcerias com empresas nacionais e os requisitos de conteúdo legal. As barreiras informais também podem ser importantes, tais como as disposições burocráticas, o risco político de alguns países e os sentimentos patrióticos das populações que preferem comprar produtos originários do seu país.

Como forma de atenuar as barreiras á globalização temos os motores de globalização que permitem todas as transações nos mercados. Existem dois grupos de fatores que tem impulsionado a globalização, a diminuição das barreiras aos fluxos de bens, capitais e pessoas e os desenvolvimentos tecnológicos particularmente nas comunicações, processamento de informação e tecnologias de transporte.  Com a abertura dos mercados, gradualmente, as barreiras ao comércio vão diminuindo, uma vez que os governos entendem que é mais vantajoso abolir as barreiras ás importações. Por norma em períodos de crise os governos adoptam medidas protecionistas. Estas medidas vão reduzir a qualidade de vida dos cidadãos e a competitividade da economia, uma vez que os preços dos bens importados vão ser mais altos.  

O investimento direto estrangeiro é outro motor da globalização, também importante tendo como principais vantagens a transferência de conhecimentos, tecnologias e competências de gestão, cria novos postos de trabalho, aumenta o poder de compra da população e aumenta ainda as exportações. Podendo tornar disponíveis produtos que anteriormente nao existiam no país.

As evoluções tecnológicas são um dos principais motores da globalização, permitindo uma redução de custos na produção, maior rapidez, flexibilidade e capacidade de adaptação, esta permite ainda a criação de novos modelos de negócio.

O progresso nos transportes também evoluiu rapidamente, atualmente os meios de transportes são mais rápidos e baratos. Esta diminuição de custos de transportes teve um impacto direto  no aumento do comércio internacional.

Texto de opinião

A globalização produziu uma série de consequências económicas, politicas, culturais e ambientais.  Infelizmente algumas delas foram negativas.  Eu não me defino totalmente contra ou totalmente a favor dado que este fenómeno nos proporcionou aspetos positivos e negativos.

A distribuição da riqueza no mundo nunca foi equitativa, mas a globalização aumentou muito a desigualdade entre os ricos e os pobres. Muitas pessoas perderam os seus empregos, e cada vez mais são exigidas melhores qualificações, devido ás evoluções tecnológicas. Mas por outro lado esta tem beneficiado os consumidores em diversos aspetos, tanto a nível de preços mais baixos como a níveis de qualidade superiores. Proporcionou uma melhoria de comunicação em todo o mundo, mantem as pessoas mais informadas. A meu entender a globalização é genericamente benéfica.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.8 Kb)   pdf (134.7 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com