TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Cap 2 Sociologia Das Relações Internacionais

Artigos Científicos: Resenha Cap 2 Sociologia Das Relações Internacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  1.086 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE MINAS GERAIS

Graduação em Administração com Ênfase em Empreendedorismo

Gláucia Marques Silva

RESENHA: SOCIOLOGIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS

Belo Horizonte

1º Semestre de 2015

PECEQUILO, Cristina. Introdução às Relações Internacionais: temas, atores e visões. Petrópolis: Vozes, 2004. P. 37-46.

No texto, a autora mostra que existem alguns conceitos de Relações Internacionais que consistem no instrumental de analises e estudos, onde avalia-se o que é e como funciona esse sistema, os atores que dele fazem parte e os fenômenos deste meio particular.

O sistema internacional é entendido como o meio no qual se processam as relações entre os diferentes atores que compõem o conjunto das interações sociais que se processam na esfera do internacional, sendo assim o sistema internacional caracteriza-se por ser heterogêneo, possui uma dimensão, consistência e estrutura próprias. No que se efere à dimensão, o sistema internacional pode ser definido como global e fechado, havendo a definição destes parâmetros por meio de um desenvolvimento histórico que o transformou qualitativamente ao longo dos anos. Com relação à estrutura, o sistema internacional se organizará de uma forma bastante especifica. Uma vez que o sistema define-se, na origem, como um sistema anárquico sua ordem não se estabelecerá por meio de leis ou de um governo, mas a partir da mencionada interação entre os agentes e fenômenos do meio.

Os atores cujas ações e interações definirão o perfil e as transformações do ambiente onde estão divididos entre estatais e não-estatais. A autora descreve a formação histórica do Estado, principal ator das Relações Internacionais, que fundamenta-se em três aspectos materiais; território, população e governo, discutindo a emergência de novos atores não-estatais, como as Organizações Internacionais Governamentais e Intergovernamentais, e as diversas forças transnacionais, como as empresas multinacionais e organizações não-governamentais. Já o meio internacional aponta quais são os fatores que regem o sistema global. Para evitar determinismos explicativos, afirma que os fatores que influenciam o sistema internacional são diversos, podem se combinar e dependem de conjunturas específicas e da atuação dos atores. Cita, ainda, cinco fatores que podem ser destacados como importantes no quadro das Relações Internacionais: natural, demográfico, econômico, tecnológico e ideológico.

Estamos numa rápida crescente do número de cursos de Relações Internacionais no Brasil, isso reflete a necessidade de formar profissionais habilitados a conviver com questões internacionais. Entretanto, como em qualquer área que cresce

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com