TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracteristicas Do Aluno Da Eja

Monografias: Caracteristicas Do Aluno Da Eja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/10/2013  •  262 Palavras (2 Páginas)  •  1.719 Visualizações

Página 1 de 2

Características dos alunos da EJA

As salas de aula da EJA representam um grande desafio para os professores por conta da grande diversidade de alunos. Não querendo dizer que as salas do ensino regular sejam homogêneas, mas da Educação de Jovens e adultos essas diferenças são maiores e mais desafiadoras. Por conta disso, é de suma importância que os professores conheçam as características das salas e dos alunos, para a partir daí, fundamentar-se pedagogicamente.

Na sociedade brasileira onde o que mais se prioriza é o lucro, é essencial que o cidadão trabalhe e é por isso que cerca de 60% dos alunos que freqüentam a EJA largaram a escola regular. Entretanto, posteriormente houve a necessidade de término dos estudos para terem melhores salários e condições de vida.

Temos também nas salas de EJA aquelas mulheres que precisaram abandonar a escola por conta de gravidez indesejada. Alem disso, tem – se aqueles alunos que passaram por problemas tais como viuvez, aposentadoria, perdas na vida e outros, que viram na retomada dos estudos uma nova chance de tornar-se protagonistas da sua própria historia independente dos problemas que enfrentaram.

Os alunos de EJA são frequentemente assombrados pela síndrome do fracasso. Isso se dá pelo fato de que se o aluno está cursando a EJA é porque em algum momento da vida, por algum motivo, esse aluno teve que largar a escola, isso o leva para im processo de desmotivação, de fracasso e muitas vezes se julgam incapazes de realizar certas tarefas.

Tendo em vista tamanhos desafios e características, é necessário que o professor esteja preparado para enfrentar essas salas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com