TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização 1. SCHOOL

Tese: Caracterização 1. SCHOOL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2013  •  Tese  •  2.801 Palavras (12 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O relatório tem como objetivo apresentar o estágio no ensino fundamental do 1ª ciclo realizado na Escola Municipal Professor Donizete Calheiros.

O estágio promove para nossa formação acadêmica contato com a realidade do profissional e os desafios que hoje se coloca, com isso buscando a integração entre a teoria e prática.

O estágio foi desenvolvido em etapas, iniciamos com a caracterização da instituição focando conhecer a estrutura e história da escola, em seguida com a observação em sala de aula com o objetivo de conhecer a turma e as práticas pedagógicas da professora. Com essa observação elaboramos um projeto de intervenção que ministramos em nossa regência.

1. CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O Estágio supervisionado foi realizada na Escola Municipal Professor Donizete Calheiro localizado na Av. Uberaba s/n, bairro Santa Lucia Tabuleiro dos Martins na cidade de Maceió/AL, CNPG 01928799/0001-43.

A escola foi fundada em março do ano de 1980, tendo como patrono o jornalista e professor Donizete Calheiros. O nome da instituição foi indicado pelo político da época na gestão do prefeito Fernando Collor de Mello e do governador Divaldo Suruagi.

No início de sua fundação atendiam o ensino fundamental de 1º ao 5º ano, funcionando com sete salas no período diurno. Posteriormente houve reforma aumentando mais três salas e passou a funcionar nos três turnos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, educação de jovens e adultos e educação infantil.

Atualmente a unidade de ensino Professor Donizete Calheiros funciona nos três turnos com educação fundamental do 1º ao 5º e do 7º ao 9º ano e educação de jovens e adultos, o 6º ano foi para a rede de ensino do Estado e a cada ano uma série do ensino fundamental 2º ciclo vai para a rede de ensino do Estado. Há um artigo na Lei 9394/96 que diz que é de responsabilidade do Estado a educação do ensino fundamental 2 e média e o Município com a educação infantil e fundamental 1.

Tabela das séries da escola por turno e quantidade de turmas:

Série

Turno

1º ano

2º ano

3º ano

4º ano

5º ano

7º ano

8º ano

9º ano

EJA

Matutino 2 turmas Não tem Não tem Não tem 1 turma 2 turmas 2 turmas 2 turmas Não tem

Vespertino 2 turmas 2 turmas 2 turmas 2 turmas 1 turma Não tem Não tem Não tem Não tem

Noturno Não tem Não tem Não tem Não tem Não tem 1 turma 1 turma 1 turma 4 turmas

O público que a escola atende é da própria comunidade local e dos bairros mais próximo com faixa etária de 6 anos acima ( crianças, jovens, adultos e idosos).

O relacionamento dos alunos com os funcionários, professores, coordenadores e diretores demonstra consideração.

A gestão escolar é democrática, estar aberta a comunidade e os funcionários da escola. Na unidade tem um conselho escolar que é formado por quatro funcionários, quatro pais, quatro alunos (adultos que estudam a noite) e quatro professores. A instituição não tem parceiros, mais tem um projeto de reforço (Projeto de Apoio Pedagógico) para os alunos em horário oposto a aula, que é ministrada pelos próprios professores.

A instituição escolar estar dividida em 9 sala de aulas, 1 biblioteca, 2 banheiros sendo um masculino outro feminino, 1 sala de professores,1 sala de coordenação,1 quadra, 1 sala da assistente social, 1 biblioteca que funciona três dias na semana, 1 sala de direção, 1 secretaria, 1 laboratório de informática que disponibiliza de 16 computadores com internet, refeitório com televisão que é também utilizado como auditório para reuniões de pais e professores e também como sala de vídeo. As salas de aula são espaçosas possuem ventiladores um quadro que é dividido em dois, negro e branco, cadeiras com mesas, e um armário com chave para guardar material didático usado pelo aluno e o professor, o pátio é amplo e descoberto.

Em relação aos recursos matérias da escola, encontramos uma copiadora multifuncional, computadores, TV, DVD, um aparelho de som, livros didáticos, material escolar como cola, papel A4, tesoura e etc..

A escola oferece diariamente para seus alunos merenda, há um cardápio elaborado pela SEMED.

No corpo docente atua o diretor, a vice-diretora, coordenadora, professores graduados, merendeiras, assistente social e vigia.

O quadro de funcionários da escola no ensino fundamental 1º ciclo se apresenta conforme descrição abaixo:

Turnos

Categoria Matutino Vespertino Formação Carga horária

Professores

Três

Nove

Graduados

25h/S cada

Coordenadoras

Um

Um

Graduados

25h/S cada

Secretario

Duas

Duas

Ensino médio

30h/S cada

Apoio

Três

Três

Ensino fundamental 1

30h/S cada

Gestores*

Dois

Dois

Graduados

25h/S cada

Merendeiras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com