TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização

Artigo: Caracterização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  1.622 Palavras (7 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 7

Lucinéia Fernandes de Oliveira Couto

CARACTERIZAÇÃO SÓCIoINSTITUCIONAL

Trabalho apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de nota na disciplina de Estágio Curricular Obrigatório I

Coordenadora do Curso: Prof. Adarly Rosana Moreira Góes.

Bom Jesus da Lapa

2013

Lucinéia Fernandes de Oliveira Couto

CARACTERIZAÇÃO SÓCIoINSTITUCIONAL

Bom Jesus da Lapa

2013

1. CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA

1.1 Identificações da Instituição

A cidade de Bom Jesus da Lapa começou sua existência à sombra do Santuário do Bom Jesus. Na data em que o Monge chegou a este lugar, havia entre o morro e o rio São Francisco apenas algumas palhoças de índios Tapuias. Mas, com o tempo, foram agregando-se devotos que resolveram fazer sua moradia perto do lugar, onde se achava a imagem do Bom Jesus. O Monge construiu junto ao Santuário, um hospital e um asilo para os pobres e doentes, dos quais cuidava. Assim começou a crescer ao lado da lapa do Bom Jesus um povoado, assumindo o mesmo nome de Bom Jesus da Lapa, a partir de constantes peregrinações que se transformaram em grandes e permanentes romairas de fiéis ao Santuário do Senhor Bom Jesus, o povoado foi se desenvolvendo, transformando-se em vila em 1870.

No entanto, atingindo a categoria de cidade em 1923 e município brasileiro do estado da Bahia em 1953, situado a 796 km de Salvador, capital da Bahia, sua população segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE de 2010 é de 63.508 habitantes, com uma área de 3 951,425 km², banhado pelo Rio São Francisco, tem como IDH 0, 654 médio e a maioria da sua população vive do comércio, da agricultura, do turismo e da pesca e, por ser uma cidade que concentra a segunda maior festa religiosa católica do Brasil é atraída por milhares de turistas de todos os lugares do Brasil todo o ano durante os meses de julho a outubro, por esta razão, o fato da cidade explorar o turismo religioso, são atraídos também por pessoas de baixa renda que vem neste período para se favorecerem nos pontos turísticos pedindo esmolas, e muitos acabam se residindo na cidade, assim como desta forma, permite que muitas crianças e adolescentes fiquem expostos ao alcoolismo, a violência, gravidez na adolescência, exploração sexual, vandalismo, uso de drogas, pequenos furtos e outros. Com isso, aumenta as demandas das questões sociais da cidade, o município não está bem estruturado para o acolhimento dos imigrantes e acaba enfrentando a realidade acima citada. No entanto, ainda hoje, a pesar da crença católica ser muito forte na cidade e por existir um grande número de igrejas católicas, existe também unúmeras igrejas evangelicas espalhadas por todos os bairros.

É um município que dispõe além do centro comercial com vários pontos comerciais, é composto por mais dezesseis bairros, dispõe de um hospital Municipal e várias clínicas, bancos, casas loterias, Câmara de Vereadores, CODEVASF, Correio, COELBA e algumas secretarias, dentre elas a Secretaria Municipal de Assistência Social, localizada na Rua Doutor Dermeval Almeida, Bairro São Gotardo, composta por 22 funcionários, dentre eles:01secretária,01sub secretária de assistência social,02 assistentes sociais, 01defensor público,01 atendentes, 02 auxiliares de serviços gerais,01 coordenador de proteção social básica, 01 gestora do programa Bolsa Família,01gerente de sistema de informações e comunicação,01 coordenador proteção social especial,01 gerente de planejamento,orçamento e FMAS,01assessor jurídico,08 digitadores,01psicológa,01 motorista.

Portanto, foi em 1992 que deu inicio a Secretaria de Ação Social no município de Bom Jesus da Lapa na época iniciou somente com uma sala e dois funcionários atendendo assim as questões sociais, e dessa forma foram surgindo novas ofertas de políticas públicas e sociais para a população. O município se encontra vários bairros em situação de vulnerabilidade social. Tendo assim uma evolução com o passar dos anos, hoje conhecida como Secretaria Municipal de Assistência Social fundada em 2005, tendo como objetivo um atendimento de qualidade, ampliando e garantindo as políticas públicas á quem é de direito. A partir daí houve muitas conquistas, como implantações de programas, ampliações das redes sociais, ampliações de grupos de convivência implantações de algumas unidades CRAS, Pro jovem, PETI. Hoje formada assim por uma equipe

No entanto, a realidade social do referido município revela uma população que em sua maioria vive diante de uma desigualdade social, pois o índice de desemprego é altíssimo, a violência é tamanha, o uso abusivo de droga lícita é tamanho, assim como, o consumo de drogas ilícitas, o que muitas vezes expõe crianças, adolescente, mulheres e idosos a situações de riscos.

Para tanto, a Secretaria Municipal de Assistência Social é contemplada a funcionamento de vários programas de políticas públicas.No entanto, nem todos os programas abaixo citado estão em funcionamento no momento.

03 CRAS

01 CREAS

02 PETI

27 COLETIVOS DE PRO JOVEM

03 GUPOS DE CONVIVENCIA DA TERCEIRA IDADE

PROGRAMA NOSSA SOPA

PAA-PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTO

PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE MORADIA POPULAR

BOLSA FAMILIA

SENAC- (CONVÊNIO DE CAPACITAÇÃO)

PRONATEC CURSO TECNICO DE MÃO DE OBRA QUALIFICADA

DEFENSSORIA PÚBLICA

ASSISTENCIA

SOCIAL

1.2 Estrutura Organizacional

O município de Bom Jesus da Lapa tem como gestor o Prefeito Eures Ribeiro Pereira e como Secretária de Assistência Social Nadja Silva Carvalho Neri, que juntos buscam atender as necessidades da população

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com