TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Por:   •  23/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  4.849 Palavras (20 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 20

                    UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES

Thais Monteiro de Oliveira

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

São Paulo

2015


                UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES

UTILIZAÇÃO DE AGREGADOS RECICLADOS EM PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA

Pré-Projeto, apresentado ao departamento de Engenharia da Universidade de Mogi das Cruzes, como parte dos requisitos para a aprovação da disciplina TCCI.         


Orientador Prof.ª Camila Fernanda

São Paulo - 2015


1. INTRODUÇÃO

Os resíduos sólidos de construção e de demolição (RCD), são gerados em grande escala em todo o mundo, com isso uma conscientização de um desenvolvimento sustentável é necessária, para a perduração da humanidade.

Uma alternativa para o RCD é sua utilização em camadas de pavimentos, após ser submetido ao beneficiamento da reciclagem.

Com a evolução das técnicas de pavimentação que vêm permitindo o aprimoramento de várias alternativas para execução de pavimentos, têm-se desenvolvido estudos sobre formas de aproveitamento de entulho como agregado reciclado, sobretudo em camadas de base e sub-base de vias urbanas.

 O agregado reciclado apresenta propriedades interessantes para utilização na construção de pavimentos, sua reciclagem também representa vantagens econômicas e a preservação do meio ambiente.

Estudos e técnicas têm sido analisadas laboratorialmente aos aspectos físicos e de comportamento mecânico do agregado reciclado da cidade de São Paulo, a ser utilizado em camadas de base e sub-base em substituição aos materiais convencionais, com enfoque em vias de baixo volume de tráfego.

Os resultados demonstram a viabilidade técnica e econômica da utilização dos agregados de RCD na execução de Pavimentos Asfálticos, e assim contribuir para a difusão desta forma de reciclagem, abrindo caminho para uma entrada rumo ao desenvolvimento sustentável. 

 1.1. JUSTIFICATIVA

A grande quantidade de resíduos sólidos da construção e demolição (RCD) gerada nas cidades de médio e grande porte, vêm gerando forte preocupação em função das questões ambientais, econômicas e sociais quando não utilizada adequadamente.

O Brasil quando comparado a alguns países desenvolvidos, apresenta grandes índices de geração de RCD e baixos índices de reciclagem. Com a chegada da Política Nacional de Resíduos e, resíduos passiveis de reciclagem devem retornar a produtiva do mercado. O material este que bastante utilizado na construção Civil o RCD, é uma rica fonte na produção de agregados, podendo ter as mais variáveis aplicações e reduzir a extração dos agregados naturais das jazidas.

Pensando na problemática em questão, experiências realizadas no país e no mundo tem demonstrado que o resíduo sólido da construção e demolição é uma alternativa interessante na aplicação em camadas de pavimentos.

A partir de verificação e análises de laboratório, foram estabelecidos que a composição dos resíduos e algumas propriedades mecânicas de uma mistura de solo-RCD, apresentam valores aceitáveis de acordo com as normas de pavimentação, com esses estudos realizados apontaram para o grande passivo ambiental e conclui-se que a mistura solo-RCD analisada é de uso promissor na pavimentação, dadas as propriedades físicas e mecânicas aceitáveis de acordo com as normas consultadas.


1.2. OBJETIVO        

1.2.1        OBJETIVO GERAL                

O objetivo deste trabalho é o estudo da utilização de agregados reciclados em camadas de pavimentos de vias de tráfego.

1.2.2   OBJETIVO ESPECÍFICO

  • Estudar o beneficiamento da reciclagem de RCD em pavimentos;
  • Verificar e analisar as novas técnicas de estudo aos aspectos físicos e mecânicos do comportamento do agregado reciclado proveniente de RCD na execução de pavimentos asfálticos, a ser utilizado em camadas de base e sub-base em substituição aos materiais convencionais em vias de baixo volume de tráfego.

1.3. METODOLOGIA

1.3.1 MATERIAIS E MÉTODOS

Este trabalho foi executado através de revisão bibliográficas e analises já desenvolvidas e analisadas com principal foco, no estudo do agregado reciclado que foi analisado para a utilização na construção do sistema viário da USP-Leste. Foram divididas em duas etapas. Na primeira etapa, que ocorreu entre agosto de 2004 e julho de 2005, estudou-se o agregado reciclado proveniente da Usina Recicladora da PMSP cujas instalações hoje encontram-se, infelizmente, inativas, onde a 1 etapa foram feitas análises segundo a caracterizações físicas e avaliações mecânicas com o fim de verificar a aplicabilidade daquele material em camadas de pavimentos. A segunda etapa, iniciada em agosto de 2005 e ainda não concluída, consiste no estudo do agregado reciclado utilizado na construção do sistema viário da USP-Leste, que além de englobar as caracterizações físicas e mecânicas, objetiva a avaliação da estrutura do Pavimento proveniente de RCD, executado na USP-Leste.

O agregado reciclado de resíduos sólidos da construção civil é um subproduto obtido a partir da reciclagem do RCD. Este processo de reciclagem é executado através de uma usina recicladora, que se assemelha a uma usina de britagem convencional.

O processo de reciclagem do RCD tem início com a catação, em que os materiais indesejáveis, ou seja, de classificação “B”, “C” ou “D”, são removidos manualmente em geral. Também são instalados sistemas de separação magnética para remoção de outros materiais. Assim, obtém-se o agregado reciclado, que é constituído, fundamentalmente por concreto, argamassa, britas, cerâmicos, telhas cerâmicas, entre outros materiais cerâmicos e de cimentos.  A NBR 15115 (2004) especifica limites máximos para materiais indesejáveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.8 Kb)   pdf (726 Kb)   docx (886 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com