TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caracterização sócioinstitucional

Monografias: Caracterização sócioinstitucional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  828 Palavras (4 Páginas)  •  471 Visualizações

Página 1 de 4

Desenvolvimento

Caracterização sócioinstitucional

CRAS centro de referencia de assistência social,situado a avenida domingos reis n°176 no bairro Moises reis na cidade de Eunápolis funciona das 8:00as 12:00 e das 14:00 as 17 :00hs inaugurado em 12 de maio 2007na gestão do exmo Sr prefeito Robério oliveira,tendo como secretaria d assistência social a senhora Nevolanda Menezes Sampaio

O CRAS é uma unidade pública de proteção básica o suas que tem como objetivo prevenir a ocorrência de situações vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios,por meio do desenvolvimento e aquisições do fortalecimento de vínculos familiares e comunitário e da aplicações do acesso aos direitos de cidadania.

A oferta dos serviços no CRAS deve ser planejado e depende de um bom conhecimento do território e das famílias que nele vivem,suas necessidades,potencialidades bem como no mapeamento da ocorrência das situações de risco e de vulnerabilidade social e das ofertas já existentes.

A territorilizaçao refere a centralidade do território como fator determinante para a compreensão das situações de vulnerabilidade e riscos sócias bem como para seu enfrentamento.

O CRAS como vimos é o ponto focal de acesso e promoção dos direitos sócio assistências no território por ser caracterizar como a unidade do Suas.o CRAS deve assegurar as famílias usuária de seus serviços os seguintes direitos de conhecer o nome e a credencial de quem o atende (profissional técnico estagiário ou administrativo.

O CRAS no plano municipal de assistência social

A assistência social centra na prevenção as de enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco sociais ,por meio de intervenções territorializadas e como foco as relações familiares e comunitárias

0 plano municipal ou da (DF de assistência social é uma ferramenta obrigatória de gestão da política de assistência social nas três esferas de governo .sua construção é implementação está previsto na LOAS PNAS (2004) e NOB, SUAS(2005) são elementos constituintes do plano.

O planejamento da oferta de CRAS no município ou DF dever ser analisado tendo em vista as ofertas já existentes no território já que no CRAS poderão poderão ser ofertados outros serviços alem da proteção e atenção integral a família desde que se planeje espaço físico e recursos humano compatíveis .

Para uma melhor gestão territorial como por ex ate 2010ter cadastrado no CRAS todas as famílias que recebe o PBF e o BPC residente no território ou acompanhar por meio de visitas domiciliar.

As funções do CRAS vimos que é a uma unidade singular da proteção básica ou seja uma unidade que se diferencia das demais pois é a única unidade que desempenha as funções de gestão a proteção básica no território e de oferta do programa de atenção integral à família do PAIF.

A busca ativa atua sobre as situações de vulnerabilidade,risco potencialidade social identificadas.

A equipe deve incorporar no processo de trabalho as informações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com