TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características De Um Empreendedor

Monografias: Características De Um Empreendedor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  2.220 Palavras (9 Páginas)  •  355 Visualizações

Página 1 de 9

1. INICIATIVA

- Age com pró-atividade.

- Busca novas oportunidades.

- Aproveita oportunidades fora do comum, com um comportamento de aceitação de riscos.

O que é: Iniciativa é provavelmente o mais conhecido propulsor do empreendedorismo. O empresário com iniciativa está sempre se antecipando e procurando oportunidades. Quando a ideia ainda está numa folha de papel, ou nem isso, e tudo parece improvável, ele é advertido pelos demais: “Não vai dar certo”. Mesmo assim, dá o primeiro passo.

Quando você não tem: O empreendedor sem iniciativa deixa passar oportunidades e está sempre agindo depois que os problemas já aconteceram. Abandona, no papel, muitas ideias que poderiam ser excelentes por achá-las de difícil execução. Empresas geridas por pessoas sem iniciativa parecem sempre velhas. Nelas, tudo é lento e chato.

Quando você tem demais: A principal consequência do excesso de iniciativa é o empreendedor imprimir à sua empresa um ritmo de crescimento muito mais rápido do que suas possibilidades de investimento — e não ter estrutura para sustentar essa velocidade.

O ideal: O empreendedor que sabe dosar essa característica normalmente confronta suas últimas ideias com o que está escrito no planejamento estratégico e checa se elas se encaixam nos planos e objetivos. O empresário com iniciativa analisa diferentes cenários antes de ir em frente a fim de identificar os problemas e os desafios que possam surgir no novo caminho escolhido.

2.PERSISTÊNCIA

- Não desiste diante de dificuldades.

- Reavalia seus planos.

- Foca energias na execução de seu plano de ação.

O que é: Persistência é o que torna alguém capaz de insistir em perseguir um objetivo quando quase tudo já foi feito e, mesmo assim, as coisas insistem em dar errado. Quando finalmente elas começam a dar certo, o ganho é duplo: o problema fica resolvido e a dificuldade enfrentada serve de aprendizagem para enfrentar novos desafios no futuro.

Quando você não tem: “Empreender é sempre difícil”, afirma Juliana. Sem persistência, é quase impossível enfrentar as dificuldades que surgem o tempo todo numa empresa em crescimento. Na falta dessa qualidade, o empreendedor pode se ver tentado a abandonar projetos que sejam um pouco mais complexos, deixar de lado as negociações mais árduas e, principalmente, escolher sempre o caminho mais fácil, e não o mais promissor.

Quando você tem demais: Insistir demais em algo que não está dando certo pode significar teimosia. O empreendedor teimoso acredita que sempre vale a pena tentar indefinidamente. Para ele, a culpa pelos problemas está nas circunstâncias e nos outros — nunca em sua decisão. A teimosia pode fazer com que o empreendedor não enxergue soluções alternativas nem reconheça seus próprios erros.

O ideal: O teimoso insiste pelo simples ato de insistir. O persistente tem metas claras. Além disso, a persistência boa está aliada à flexibilidade e à observação de como as coisas acontecem numa situação concreta. “Mudar as táticas para adequá-las às estratégias também é uma forma de persistência”,

3.BUSCA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA

- Procura minimizar custos e está atento ao mercado.

- Procura sempre surpreender seus clientes.

- Está atento a prazos e qualidade de entrega.

Fazer melhor, mais rápido, de forma mais barata e para mais gente. O empreendedor que cultiva a superação como meta permanente nunca está satisfeito — e isso é um ótimo combustível para qualquer negócio.

Quando você não tem: A falta de desejo por ultrapassar, a cada dia, as próprias conquistas pode levar um empreendedor a um tipo de comportamento antiempreendedorista. O risco de não se esforçar para se superar o tempo todo é ficar paralisado e ser engolido pela concorrência. “Muitas empresas morrem justamente quando seus donos acreditam que chegaram ao topo”, diz Juliana, da Deep.

Quando você tem demais: O empreendedor torna-se perfeccionista e exigente demais com funcionários e fornecedores, emperrando o dia a dia do negócio. Faz, refaz e recomeça um trabalho diversas vezes pelo excesso de preciosismo.

O ideal: A busca por superação deve ser ponderada com análises do mercado — os resultados de outras empresas podem servir de parâmetro para o estabelecimento das próprias metas.

4.COMPROMETIMENTO

- Chama para si a responsabilidade sobre sucessos e fracassos.

- É um facilitador para sua equipe.

- Tem visão de futuro.

Comprometimento é uma habilidade necessária a todo empreendedor. Consiste em cumprir aquilo que foi prometido no prazo combinado, mesmo que isso implique aumentar a carga horária de trabalho ou perder horas de sono. O empreendedor comprometido muitas vezes faz ainda melhor: cumpre além do que foi combinado e antes do cronograma.

Quando você não tem: “Cada minuto de atraso tem um preço”, afirma Enio. No caso de uma empresa iniciante, a pontualidade ao cumprir os prazos prometidos costuma gerar indicações para novos trabalhos e boas referências espalhadas no mercado. Em compensação, o descumprimento de apenas um acordo pode ser devastador para a imagem de empresas iniciantes — o cliente não retorna e ainda espalha os dissabores de sua experiência para outros potenciais consumidores.

Quando você tem demais: É inevitável que o empreendedor faça alguns sacrifícios pessoais pela empresa — afinal, o sucesso do negócio depende, em grande parte, dele. Mas quando começa a negligenciar demais outras áreas da vida — como o relacionamento familiar — corre o risco de avançar num ritmo mais intenso do que permitem suas próprias forças. Fazer muitas concessões aos clientes também pode atropelar o dia a dia da operação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com