TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características De Um Lider Na Atualidade

Artigos Científicos: Características De Um Lider Na Atualidade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2013  •  1.959 Palavras (8 Páginas)  •  678 Visualizações

Página 1 de 8

CARACTERISTICAS DE UM LIDER NA ATUALIDADE

1. RESUMO

Palavras-chave:

2. INTRODUÇÃO

O trabalho abordará as características de um líder na atualidade, mostrando também o que o mercado espera de um grande administrador - na sociedade e na empresa onde ele executa o seu trabalho. Um líder erra e tem que saber concertar os seus erros “tomando as dores” da empresa, puxando sempre a culpa pra si mesmo. Se faz necessário ter paciência e mostrar a sua equipe confiança e neutralidade.

3. ORIGEM DA LIDERANÇA

Vários fatos da história nos dariam bases para vários relatos, sobre a origem da liderança. Na Mesopotâmia foram encontrados os primeiros “documentos” que marcam tal origem. Foi a região onde provavelmente começou a História, por volta de 4.000 a.C. Situada na Ásia Menor, localizada nas planícies férteis banhadas pelos rios Tigre e Eufrates, os quais lançam suas águas no golfo Pérsico. A Mesopotâmia corresponde em grande parte ao atual território da República do Iraque. Começaram ali os vestígios da liderança, a necessidade de se viver em conjunto e em sociedade, surgindo líderes para que este projeto fosse seguido.

Um dos primeiros líderes mesopotâmicos a se destacar por volta do século XVIII a.C, foi o rei Hamurabi da primeira dinastia babilônica, que criou o código de Hamurabi – leis importantes no decorrer da civilização mesopotâmica – e contribuiu para um grande desenvolvimento de seu povo.

Desde então muitas civilizações surgiram e com elas grandes líderes: Os faraós para o Egito, os Imperadores para a Roma, os grandes pensadores gregos, Jesus Cristo para os cristãos, entre outros.

4. O PAPEL DO LIDER NA ATUALIDADE

Pode se definir o líder como um indivíduo que tem autoridade para comandar ou coordenar outros. O líder é umas Pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras. É capaz de influenciar pelo exemplo e não pela imposição.

O papel do líder na atualidade tem sido um grande desafio, basta analisar o contexto de uma organização para percebermos o quanto essa função do líder é delicada e fundamental. Ele lida diretamente com pessoas e nesta situação está inserida a grande dificuldade de chegar ao objetivo traçado porque o ser humano é imprevisível e difícil de entender.

Ser líder é diferente de ser chefe - o chefe não ajuda no crescimento dos seus liderados, pois teme que esses cresçam mais do que ele e que possam tomar sua posição de liderança. geralmente não compartilha suas descobertas e conhecimentos adquiridos, é egoísta e procura o seu próprio reconhecimento e não o da sua equipe. O chefe tem como principal objetivo controlar o que se faz na empresa, gerenciando através de ordens visando apenas a realização de determinada atividade corretamente.

Para ser líder é preciso mais que isso, o líder trabalha o presente preparando o futuro, tem como meta ajudar os liderados a se tornarem líderes ou a realizarem seus objetivos. Ele passa “despercebido” aos olhos da sua equipe ou instituição, conseguindo desenvolver tão bem seus liderados que em sua ausência as tarefas continuam sendo realizadas conforme o programado. Um bom líder ensina, sendo facilitador da aprendizagem, busca fazer as escolhas certas e catalisa mudanças essenciais a empresa, trazendo inovação e mostrando a direção a ser seguida.

5. MERCADO DE TRABALHO

Pesquisas apontam que as empresas tem buscado profissionais com alguns pontos característicos comuns, para assumirem cargos de liderança. Alguns destes são avaliados através de currículo – experiência profissional, interesses e conhecimentos – ou de analises e entrevistas. "É necessário ser curioso e estar disposto a abandonar a zona do conforto", afirma Laurent Freixe, da Nestlé Europe.

Destacam-se principalmente:

• Conhecimento e experiência em diversas áreas organizacionais – individuo que tenha trabalhado em vários setores empresarias, RH, Comercial, Administrativo, Financeiro ou outros, abrangendo assim informações gerais sobre o funcionamento de uma empresa.

• Domínio de língua estrangeira – As línguas mais procuradas são inglês, espanhol, mandarim e japonês.

• Realização de intercambio ou projetos no exterior.

• Disposição de morar em qualquer lugar – a mobilidade é levada em consideração por muitas empresas que necessitam de “lideres regionais”, ou tenham sistemas de rodizio.

• Valorização da relação com o cliente.

• Mostrar resultados e saber trabalhar de forma coletiva.

• Ter uma mentalidade global e prosperar em ambientes colaborativos.

Além disso muitas empresas tem buscado desenvolver lideres dentro de um sistema interno. O processo começa ainda na contratação de estagiários e trainees, que em seus primeiros passos precisam mostrar sua capacidade de trabalhar em equipe, lidar com os clientes e, sobretudo, entregar resultados. São esses que se tornarão os executivos do futuro, e terão seu trabalho avaliado ao menos uma vez por ano, em um procedimento que demanda energia e dedicação de gestores e seus diretos para garantir que não ocorram injustiças.

Com as avaliações em mãos, as empresas fazem um mapeamento dos seus maiores talentos e definem quais pessoas estão mais preparadas para avançar na linha de sucessão. Em companhias que atuam em vários países, estão em jogo não apenas cargos nacionais, mas também posições no exterior. Todos têm um plano de desenvolvimento, conhecem seus potenciais e caminhos para aperfeiçoamento. Depende de cada um dar o melhor de si para ocupar um lugar ao sol. Treinamentos, viagens e programas de coaching são algumas das ferramentas oferecidas pela corporação para ajudar nesse caminho, que pode levar a liderança.

6. AS 10 PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DO LIDER

Conforme foi dito anteriormente um grande líder precisa agir da maneira correta para inspirar, motivar e conseguir os melhores resultados da sua equipe. Para isso é preciso que ele esteja constantemente aprimorando suas habilidades. Partindo deste preceito, o pesquisador Brian Azar procurou traçar o perfil de grandes nomes da liderança mundial – Barack Obama, Steve Jobs,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com