TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Características E Forma E Forma De Abordagem Do Jornal Impresso

Ensaios: "Características E Forma E Forma De Abordagem Do Jornal Impresso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  882 Palavras (4 Páginas)  •  1.314 Visualizações

Página 1 de 4

Jornal Impresso

Conceito

Jornal impresso é um meio de comunicação impressa. É um produto derivado da atividade jornalística, ainda considerado o que exerce maior fascínio dentre os outros veículos de comunicação existentes como a televisão, o rádio e a internet.

Características do Jornal Impresso

O jornal impresso tem características altamente interessantes que parecem estar esquecidas diante do fascínio das novidades trazidas pela internet, pois as matérias, já destacadas nos outros meios de comunicação, despertam a curiosidade do leitor pelo seu formato e diagramação.

Existem quatro tipos de jornal impresso, o tamanho standert, tablóide, tablóide berlinense e o microjornal, cujo papel utilizado para impressão dos jornais é o papel imprensa, ou papel-jornal, como é popularmente conhecido; o papel-jornal é um tipo específico de papel áspero e espesso, ou seja, tem a textura grossa e com rugosidade e a tonalidade opaca e escura, com menor valor de custo por ser considerado de baixa qualidade.

O jornal impresso é mais vantajoso atualmente, mesmo com grande aumento dos jornais eletrônicos existentes na internet, pois além de ser mais amplo, o leitor pode levar o jornal para onde quiser e ler quando quiser, no entanto, apresenta desvantagem em relação aos jornais eletrônicos, pelo fato de que a notícia demora a chegar aos seus leitores.

Outra vantagem do jornal impresso sobre os meios de comunicação digital é que ele ainda utiliza uma linguagem própria, rica em detalhes, sendo as matérias pautadas na objetividade levando-se em conta os interesses informativos de seus assinantes e anunciantes.

O jornal impresso apresenta um resumo das principais notícias na capa e os assuntos são organizados em cadernos e suplementos. Os conteúdos podem ser divididos em editoriais, como por exemplo: atualidades, curiosidades, economia, negócios, informática, moda, lazer, etc; trazendo seções de cunho jornalístico, de informações institucionais e de utilidade pública, apresentadas em páginas especiais, tais como: editorial, expediente, carta aos leitores, obituários, tempo, clima, etc.

Outra característica do jornal impresso é a periodicidade, sendo que a maioria dos jornais geralmente, a impressão é diária, mas também existem aqueles são impressos semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente.

Forma de abordagem do meio em relação ao público

O jornal impresso tem uma forma de abordagem peculiar em relação ao seu público-alvo, pois a capa, considerada a primeira página, é o espaço mais nobre e valioso e tem a finalidade de atrair o olhar do leitor para as principais notícias, que são as mensagens com mais potencial de leitura e de venda.

É organizado de tal forma que os leitores, através dos recursos existentes na capa, tais como: o nome, o local e a data do jornal, as fotos e legendas, as manchetes, as chamadas e o índice, possam aproveitar o máximo de informações e no menor tempo possível selecionar as matérias que mais lhe causarão interesse na leitura, podendo estabelecer a ordem que desejarem apesar do jornal propor a sua ordem de leitura através da sequência das notícias e dos cadernos. Mas para que isso aconteça, o leitor por sua vez, precisa conhecer a estrutura do jornal para saber localizar as informações, interpretar as fotos, as legendas, os gráficos, as tabelas e as características citadas anteriormente.

Nos manuais de jornalismo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com