TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como criar um jornal impresso

Artigo: Como criar um jornal impresso. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/5/2014  •  Artigo  •  3.545 Palavras (15 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 15

Como montar uma revista impressa

Por: Vinícius Gonçalves

Com o oferecimento sempre maior de opções informativas pela internet surge a necessidade mais intensa dos editores em trabalhar mais a atratividade da revista impressa e com isso conseguir fidelizar seu público.

A melhor forma encontrada até o momento para obter esta fidelização tão desejada consiste em deixar transparecer ao leitor alguns parâmetros importantes na escolha por uma revista impressa.

Estes critérios de escolha incluem desde entrevistas e matérias com maior credibilidade das fontes utilizadas, durabilidade maior do conteúdo, periodicidade constante das notícias a serem oferecidas, sofisticação em design na ilustração das matérias, excelência em fotografias, além de dispor maior conforto no espaço da leitura.

Por todos estes benefícios continua sendo uma alternativa interessante montar uma revista impressa sendo este o assunto que será explanado de forma mais específica a seguir neste artigo.

A revista impressa no cenário de comunicação e mídia

De maneira geral, a revista na modalidade impressa continua tendo a sua relevância no cenário geral da comunicação e mídia com os principais diferenciais de:

• Gerar informação, publicidade e marketing empresarial.

• Alcança uma maior visibilidade aos empresários em geral como relação a ações como o lançamento de produtos, fixação de marcas empresariais e a maior valorização de serviços personalizados.

• Mesmo com o advento e fortalecimento da internet ainda é vista por muitos, sendo tida como um veículo de comunicação rentável para conseguir a formação de vínculo mais forte e duradouro entre organizações empresarias e seus respectivos públicos.

• Por estas características, é valido frisar que a revista impressa consiste em um negócio com boas possibilidades de ganhos necessitando para isso a união de um bom planejamento de edição com conhecimento de programas na área de design além da atuação com isso de forma sinérgica de interesse e competência dos envolvidos neste empreendimento.

Para montar uma revista impressa é preciso buscar informações corretas

A criação de um novo negócio para quem pretende montar uma revista impressa assim como em outros setores do mercado deve ser iniciada por meio da busca das informações adequadas para garantir o subsídio adequado com relação ao empreendimento a ser desenvolvido.

Com relação à criação de uma revista impressa as primeiras informações necessárias são as seguintes:

Características e diferentes padrões de revistas

No mercado atual existe uma grande diversidade de padrões diferentes para conseguir fazer uma revista impressa que devem ser escolhidos e conhecidos antes de iniciar este tipo de negócio.Nesta questão é preciso buscar conhecer os diferentes padrões e características possíveis para uma revista impressa com a busca de dados sobre questões como a qualidade de impressão, fotografia, diagramação, estruturação das matérias e sua distribuição por páginas bem como a delimitação de qual o espaço adequado para ações de mídia e patrocínios, dentre outros aspectos que sejam relevantes com relação a este assunto.

Avaliar oportunidades por localidade para empreender sua revista.

A atividade comercial e os interesses da população local mudam de acordo com a cidade, região ou bairro que se considera e por isso é preciso conhecer de maneira prévia quais são as oportunidades existentes na região que você pretende circular a sua revista impressa.

Por exemplo, caso você more em bairro ou cidade de porte turístico, comercial, empresarial, moveleiro ou industrial existentes alternativas específicas para serem abordadas além do fato de que sempre haverá necessidade do empresariado local em expor seus serviços e produtos num espaço de mídia e publicidade e uma revista poderá suprir bem esta procura.

Procure em você o perfil de um editor de revista

A pessoa que decide montar uma revista impressa precisa, ainda buscar saber se possui de maneira adequada o perfil de um editor que consiste naquele profissional da área de publicidade e jornalismo que guia e resolve todos os aspectos relacionados à revista que será colocada em circulação.

Para descobrir isso é preciso que você se faça a seguinte pergunta: gosta de escrever e sempre se viu como um bom divulgador do que acontece de melhor em seu bairro ou região?

Para exemplificar as abordagens relacionadas ao perfil de um editor podem ser consideradas como comentar sobre vantagens desde mercearias antigas que ainda mantém o charme e prestígio de um atendimento personalizado, promoções, comércios com estruturas voltados a inclusão social para pessoas que possuem mobilidade reduzida e entre outros exemplos que você gostaria que fossem valorizados e até servisse como exemplos administrativos seja em comercio, turismo, esporte, educação.

Se você identificou em si uma ou algumas destas características já conta com um bom perfil de editor que pode ser ainda mais detalhado buscando as suas determinações pessoais para conhecer a modalidade de editor de revista que você pode ser.

Agora, o conteúdo para revista você já tem e clientes para anunciar em sua revista também basta então começar a colocar a mão na massa e iniciar de maneira efetiva a criação de sua revista impressa.

Visite algumas gráficas que trabalham com impressão de revistas

Antes de iniciar de forma mais específica a montar uma revista impressa é preciso conhecer de maneira mais prática o trabalho executado pelas gráficas da região para a impressão de sua revista.

Este aspecto é essencial para descobrir os serviços ofertados de modo geral no local bem como a qualidade dos serviços e s suas opções que serão aspectos essenciais na delimitação futura de sua revista impressa sendo um fator positivo ou negativo na mesma de acordo com a gráfica escolhida.

Neste momento é interessante durante a visita fazer uma avaliação do sistema que cada gráfica prioriza para realizar a diagramação da revista conhecendo os seus principais aspectos como a melhor escala de cores, melhor papel, tamanho adequado de matérias, o que o público está valorizando mais no que diz respeito à estética e sofisticação de revistas impressas, dentre outros.

Além disso, antes da criação da revista é primordial ter conhecimento em alguns programas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com