TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Características da força de trabalho

Trabalho acadêmico: Características da força de trabalho. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.729 Palavras (15 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 15

Introdução

O objetivo dos estudos sobre mudança é a compreensãode sua natureza,

comoacontece nos diferentes níveis , para prever sua ocorrência, dirigi-los para os

nossospropositos, maximizando seus efeitos desejados e minimizando seus

efeitos indesejadoso significado de mudança: ato ou efeito de mudar_ alteração,

modififação.

Nainovação o homem tem procurado desenvolver habilidades e capacidades

que facilitem a sua sobrevivência em um ambiente que sempre apresentou complexo

a seus olhos , com fenômenos que não conseguia entender e, portanto , não podia

explicar. Significado de inovação:ação ou efeito de inovar__ introdução de alguma

novidade na legislação, nos costumes, nas ciências, nas artes etc; seu resultado : os

velhos desconfiam das inovações.

Na criatividade em geral as pessoas não conseguiam criar pois associavam criatividade com genialidadeSignificado de Criatividade: Faculdade ou atributo de quem ou do é criativo; capacidade de criar coisas novas; espírito inventivo.

Mudança planejada

O processo de mudança no planeta está em andamento desde o início dos tempos e continuará por tempo indeterminado.

O mundo está mundo está mudando física, social e economicamente, de alguma forma, este exato momento nós estamos mudando.

O processo é simples e se dá conforme esquema abaixo:

Mudança Problemas Soluções

Em nosso envolvimento chegamos a pensar que as mudança chegam para ficar, puro engano, o que vem junto? Os problemas, e temos que aparar as arestas.

Quanto maiores a quantidade a velocidade das mudança, maiores serão a quantidade e a complexidade dos problemas.

Temos exercitar a ideiaque não se pode resolver permanentemente todos os problemas, quando um conjunto deles é resolvido surge uma nova geração deles.

Somente deixaremos de encontrar problemas quando não houver mais mudanças, isso só acontecerá quando estivermos ...mortos.

O papel da gerência, da liderança, da paternidade ou de governar é resolver os problemas hoje, e preparar-se para enfrentar os problemas de amanhã.

Gerenciar é estar vivo, significa experimentar mudanças com os problemas a elas associados.

Como gerenciar as mudanças ?

- Decidir o que fazer

- Implementar as decisões

Por implementação intende-se a introdução de algum processo em um determinado local, provendo recursos suficientes para que esse processo ou protocolo possa ocorrer de moto satisfatório.

Mudança – Problemas – Soluções – Decisão – Implementação.

Este é o caminho normal seguido em qualquer área.

A tomada de decisão é necessário mas não suficiente, é preciso tomar boas decisões e implementá-las com eficiência, e não é tarefa simples, a gerência pode decidir mudar:

- A direção;

- Os mercados;

- A linha de produtos;

- Cultura da organização

Sempre encontrará dificuldades para implantá-las.

Dificuldades para implementar também ocorrem com governos de países. Muitos líderes, e até mesmo ditadores que queixam de suas decisões envolvendo mudança não serem acatadas como se pensou.

Hitler, não foi capaz de forçar a implementação da sua decisão de queimar a Alemanha Nazista diante das tropas aliadas que avançavam. Sua decisão não foi executada, embora ele tivesse poder total para mandar matar quem não obedecesse suas ordens.

Se quero resolver problemas e gerenciar bem em qualquer área, preciso tomar boas decisões e implementá-las com eficiência.

A seguir, para exemplificar, vejamos 7 passos para mudar a cultura de uma empresa:

1. - LIDERANÇA: Toda a organização tem uma forma específica para realizar as coisas. As mudanças tem que partir do topo da pirâmide, tem que vir de cima. Por mais que tenhamos mão-de-obra qualificada, treinada constantemente, em todos os níveis, se os detentores do poder não comprarem a ideia, tudo permanecerá como está;

2. AUTOCONHECIMENTO: Não basta almejar determinadas qualidades para a organização. O primeiro passo é fazer o diagnóstico, entender o que está acontecendo e onde queremos chegar, qual o objetivo proposto;

3. DESEJO DE MUDANÇA: A convicção de que há necessidade de fazer mudanças também deve estar presente. A mudança de valores enraizados em uma empresa torna-se tarefa árdua, porém, se realmente todos, pelos menos a maioria, estiverem olhando de forma sincera para a mesma direção já se torna mais fácil;

4. CAUTELA: Mesmo que não sejam bons, os valores que estão em vigor no presente norteiam os funcionários. Cabe aos líderes fazer a mudança da cultura ocorrer de forma suave mas com firmeza, para que todos saibam que não haverá retrocesso

5. MÉTODO: Não basta o empreendedor dizer ou escrever a todos quais são os novos valores a serem implantados e esperar que tudo mude. Os novos princípios devem ser exercitados todos os dias, o líder tem que estar consciente do seu papel neste processo e ser realista em relação do tempo que levará para implementá-los.

6. MOTIVAÇÃO: O sucesso virá com a motivação constante onde o objetivo é fazer as pessoas abraçar a nova causa. Isso acontecerá quando eles estiverem entendido os reais benefícios para o todo. Neste trajeto, reconhecer e incentivar os progressos tem fundamental importância.

7. REFLEXÃO: A cada etapa é primordial que se faça analises dos resultados obtidos, e se necessário, corrigir o rumo. A reflexão constante ajuda a encontrar oportunidades de melhoria no processo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com