TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carga Perigosa

Exames: Carga Perigosa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  257 Palavras (2 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 2

O acumulador elétrico é fruto da obra de vários pesquisadores. As primeiras origens do produto estão relacionadas a muitos experimentos no terreno da eletroquímica. A origem da bateria remonta de 1800, quando o italiano Alessandro Volta inventou a pilha galvânica e descobriu o primeiro método prático de geração de energia elétrica. Essa pilha é considerada a primeira célula de bateria “úmida” a produzir uma corrente estável e confiável.

O invento foi aperfeiçoado pelo francês Gaston Plante, em 1859, passando a ser recarregável, além de acumular energia. A bateria consistia de duas placas de chumbo enroladas em forma de espiral, separadas por tiras de borracha e mergulhadas em solução de ácido sulfúrico. O inventor observou que era possível aumentar consideravelmente a capacidade celular por meio de um processo de formação, o qual se repete até hoje.

Esse tipo de bateria passou a ser utilizado em carros somente em 1912 e ainda hoje é responsável pela alimentação dos componentes elétricos e eletrônicos dos automóveis. A classificação técnica das baterias automotivas é: baterias secundárias de anodo ácido sulfídrico. Diferente das versões originais, os produtos atuais podem ser recarregados diversas vezes.

Conceito

A bateria é um conjunto de acumuladores elétricos: dispositivos com a capacidade de transformar energia química em elétrica e vice-versa. Sua função é armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido entregue, e fornecê-la em determinadas situações.

No momento em que o acumulador é carregado eletricamente, ocorre a transformação de energia elétrica em energia química e por ocasião da descarga essa transformação é inversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com