TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Da Terra

Pesquisas Acadêmicas: Carta Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2014  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  387 Visualizações

Página 1 de 2

A “Carta da Terra” é uma declaração de princípios éticos fundamentais para a construção de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. A versão final da Carta foi aprovada pela Comissão na reunião celebrada na sede da UNESCO, em Paris, em março de 2000. Ela busca inspirar todos os povos a um novo sentido de interdependência global e responsabilidade compartilhada voltado para o bem-estar de toda a família humana, da grande comunidade da vida e das futuras gerações.

A Terra esta passando por um momento extremamente complicado, onde cada vez mais é difícil prever um futuro sem grandes perigos. Devemos juntar forças para a formação de uma sociedade sustentável, baseada na preservação da natureza, aos direitos humanos, a justiça econômica e a cultura da paz. Mas para isso é de grande importância que assumamos o papel de pessoas responsáveis não só pelo nosso bem-estar, mas responsáveis pelo bem-estar de todos os habitantes da Terra. Ela e um organismo vivo, com condições ideais para o desenvolvimento da vida. Sua capacidade de recuperação e manutenção da vida só e garantida se ela estiver preservada.

Os estilos de vida adotados hoje, que prezam pelo consumismo exagerado e o crescimento populacional estão levando a Terra a uma escassez de recursos e extinção de espécies. Os benefícios do desenvolvimento não estão sendo compartilhados com todos e as desigualdades estão aumentando a cada dia. Mas para evitar isso temos duas escolhas: ou nos unimos para cuidarmos uns dos outros, o que inclui uma mudança significativa em nossos hábitos; ou então continuamos da forma como estamos e arcamos com as consequências. Temos conhecimento e tecnologia para abastecer a todos, minimizando os impactos causados ao meio ambiente. Temos desafios em todos os setores, mas para vencê-los é necessário que tenhamos uma responsabilidade universal, onde “Cada um compartilha da responsabilidade pelo presente e pelo futuro, pelo bem-estar da família humana e de todo o mundo dos seres vivos”. Para tanto, foi organizado um conjunto de princípios que visam um modo de vida sustentável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com