TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Carta Da Terra

Trabalho Universitário: A Carta Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  557 Palavras (3 Páginas)  •  559 Visualizações

Página 1 de 3

Ciências Sociais

Nome: Ana Cunha

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

A Carta da Terra

A Carta da Terra é uma declaração de princípios, valores e deveres que fundamentam a construção de uma sociedade global, sustentável e pacífica, em que mostra a todos os povos o sentido de interdependência e responsabilidade global, compartilhada pelo bem-estar dos seres humanos e do mundo em geral.

A carta é o resultado de vários debates interculturais sobre objetivos comuns e valores compartilhados por todo o mundo. Milhares de pessoas, centenas de organizações de todas as regiões, de diferentes culturas e diversos setores da sociedade se mobilizaram e discutiram sobre a necessidade de se formar uma aliança global para cuidar da uns dos outros e do planeta Terra, a fim de evitar a destruição e degradação do meio ambiente e da diversidade humana.

A visão ética do documento nos mostra que a proteção ambiental, os direitos humanos, o desenvolvimento humano sustentável e a paz são interdependentes e inseparáveis.

A declaração se trata de uma grande esperança voltada para a melhoria de vida e do bem estar social de todas as famílias, comunidades e de todas as gerações presentes e futuras no mundo.

Ela é estruturada em 4 grandes tópicos, que foram subdivididos em 16 Princípios:

I- Respeito e Cuidado pela Comunidade da Vida:

1- Respeitar a Terra e a vida em toda sua diversidade.

2- Cuidar da comunidade da vida com compreensão, compaixão e amor.

3- Construir sociedades democráticas que sejam justas, participativas, sustentáveis e pacíficas.

4- Garantir as dádivas e belezas da Terra para as atuais e as futuras gerações.

II- Integridade Ecológica:

5- Proteger e restaurar a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica e pelos processos naturais que sustentam a vida.

6- Prevenir o dano ao ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma postura de precaução.

7- Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

8- Avançar o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a troca aberta e ampla aplicação do conhecimento adquirido.

III- Justiça Social e Econômica:

9- Erradicar a pobreza como um imperativo ético, social e ambiental.

10- Garantir que as atividades e instituições econômicas em todos os níveis promovam o desenvolvimento humano de forma equitativa e sustentável.

11- afirmar a igualdade e a equidade de gênero como pré-requisitos para o desenvolvimento sustentável e assegurar o acesso universal à educação, assistência de saúde e às oportunidades econômicas.

12- Defender, sem discriminação, os direitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com