TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta De Responsabilidade E Lei De Sarbanes-Oxley

Trabalho Escolar: Carta De Responsabilidade E Lei De Sarbanes-Oxley. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  791 Visualizações

Página 1 de 3

O que é Auditoria

Auditoria, seja de qual tipo for, interna ou externa significa conferência, verificação, análise e avaliação e, acima de tudo, comunicação dos resultados dentro de um determinado objetivo ao qual a auditoria se propõe. A palavra auditoria tem como origem o latim audire, cujo significado é ouvir.

Ou seja, Auditoria nada mais é que um exame cuidadoso e sistemático das atividades que são desenvolvidas em uma determinada empresa ou setor, e tem o objetivo de averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas ou estabelecidas previamente.

Quais os tipos de auditorias existentes? Explique cada uma.

Existem dois tipos de auditorias, que são:

Auditoria Interna e Auditoria Externa.

Auditoria Interna é conduzida por funcionário da própria empresa na qual a auditoria é executada e em geral envolve a avaliação de desempenho, controles internos, sistema de computação/informação, qualidade de serviços e produtos etc. Busca a identificação de não conformidades, prevenção e/ou detecção de falhas de operação, discrepâncias nas atividades administrativas, possibilitando maior confiabilidade das informações geradas, bem como garantindo a salvaguarda dos ativos da empresa. Os procedimentos de auditoria interna compreendem os testes de observância e testes de substantivos. Os testes de observância visam à obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da entidade. Os testes substantivos, por sua vez, visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.

Auditoria Externa, de modo geral, a finalidade da auditoria externa é aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos seus usuários. Nesse sentido, compreende expressar uma opinião através da emissão de um parecer sobre as demonstrações contábeis da empresa auditada no(s) período(s) sob exame e assegurar que estas foram elaboradas em todos os aspectos relevantes, em conformidade com as normas brasileiras de contabilidade e legislação específica aplicáveis.

Como em qualquer tipo de atividade profissional a auditoria interna quanto a externa devem primar sempre pela ética na condução dos seus trabalhos.

Quais as responsabilidades do auditor externo e do auditado?

Tanto o auditor como o cliente-auditado têm obrigações e responsabilidades perante todos os stakeholders. Um primeiro e fundamental ponto a ser destacado é o fato de que as demonstrações contábeis são de propriedade e responsabilidade exclusiva do auditado e que este, por conseguinte, é o responsável direto por tudo o que nela conste ou que porventura seja omitido por qualquer motivo.

Qual a postura que um auditor deve ter? Explicar.

A postura que o auditor deve ter é a ética.

A palavra ética deriva do grego ethos e significa, em linhas gerais, conduta relativa aos costumes derivados da convivência em sociedade. Note-se,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com