TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Lei Sarbanes-Oxley de 2002

Seminário: Lei Sarbanes-Oxley de 2002. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/2/2014  •  Seminário  •  270 Palavras (2 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 2

A Lei Sarbanes-Oxley, de 2002

A Sarbanes-Oxley tem como objetivo eliminar muitos problemas de divulgação e conflitos de interesses. Em 2000, alguns órgãos descobriram e revelaram muitos casos de más práticas empresariais, decorrentes de dois tipos de problemas: fraude em relatórios financeiros e outros comunicados ao público e a não divulgação de conflitos de interesses entre empresas e seus analistas, auditores, advogados, e entre diretores, executivos e acionistas. Alguns de seus objetivos são: estabelecimento de um conselho de monitoramento do setor de contabilidade; regulamentos e controles mas rígidos para processos de auditoria; penalidades maiores para executivos culpados de fraude empresarial; estabelecimento de diretrizes quanto a conflitos de interesses envolvendo analistas e a divulgação imediata e obrigatória de venda de ações por parte de executivos.

Papel da Ética Empresarial

Ética empresarial se refere aos padrões de conduta ou julgamento moral de quem se dedica a atividades comerciais. Nas finanças quem se dedica a violação desses padrões podem assumir de muitas formas: criatividade contábil, fraudes, projeções financeiras enganosas, fraude, remuneração excessiva aos executivos, pagamento de propinas, entre outros. Nos últimos anos, a imprensa tem relatado muitas fraudes como essas em empresas conhecidos no mundo todo como: Apple, Boeing, Enron e Tyco. Com isso a comunidade financeira está desenvolvendo e aplicando padrões éticos e tem como objetivo motivar as empresas e os agentes do mercado a atender tanto ao texto quanto ao espírito das leis e dos regulamentos dedicados as praticas empresariais e profissionais.

Análise dos aspectos éticos

A Lei Sarbanes-Oxley, é o que impulsionou fortemente o desenvolvimento de políticas de éticas nas empresas. Muitas empresas estão estabelecendo políticas de ética corporativa e exigindo seu cumprimento pelos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com