TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carta Magnata

Exames: Carta Magnata. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2013  •  238 Palavras (1 Páginas)  •  309 Visualizações

A Magna Carta, significa "Grande Carta" em latim, (Grande Carta das liberdades, ou Concórdia entre o rei João e os Barões para a outorga das liberdades da Igreja e do rei Inglês), é um documento de 1215 que limitou o poder dos monarcas da Inglaterra, especialmente o do Rei João, que o assinou, impedindo assim o exercício do poder absoluto; A magna carta foi criada para os ingleses.

A versão de 1225 da Magna Carta é o primeiro estatuto inglês e a pedra angular da constituição britânica. O documento compõe-se de 63 artigos ou cláusulas, a maioria referente a assuntos do século XIII e de importância datada (e.g., redução das reservas reais de caça). O texto é um produto de negociação, pressa e diversas mãos.

Uma das cláusulas que maior importância teve ao longo do tempo é o artigo 39 (tradução livre a partir de uma versão em inglês):

"Nenhum homem livre será preso, aprisionado ou privado de uma propriedade, ou tornado fora da lei, ou exilado, ou de maneira alguma destruído, nem agiremos contra ele ou mandaremos alguém contra ele, a não ser por julgamento legal dos seus pares, ou pela lei da terra."

Significa que o rei devia julgar os indivíduos conforme a lei, seguindo o devido processo legal, e não segundo a sua vontade, até então absoluta.

A Magna Carta de 1297 ainda integra o direito inglês, embora apenas alguns artigos ainda estejam em vigor.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com