TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Carvão Vegetal

Monografias: Carvão Vegetal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2014  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 2

Carvão vegetal

Resumo

Carvão vegetal é uma substância de cor negra obtida pela carbonização da madeira ou lenha. É muito utilizado como combustível para aquecedores, lareiras, churrasqueiras e fogões a lenha. O processo de produção do carvão vegetal consiste da degradação parcial da madeira e para tanto, faz-se necessário aplicar calor suficientemente controlado para que isto ocorra. A origem deste calor pode ser classificada de duas formas:

Sistema de combustão parcial ou fonte interna de energia.

Sistema que utiliza fonte externa de energia a partir do uso de aquecimento elétrico.

No Brasil, o sistema predominante de produção de carvão vegetal é constituído de fornos de alvenaria e argila, comumente chamados de fornos meia-laranja ou rabo quente.

Os fornos do tipo rabo quente realizam um ciclo a cada seis ou sete dias, podendo chegar a dez dias se a umidade da lenha for elevada, cujo período se divide em duas partes. Terminada a carbonização, que dura em média três dias, deixado em resfriamento até atingir temperaturas internas em torno de 40 oC a 50 oC,.

O sistema de carbonização em fornos cilíndricos verticais é composto das seguintes partes: base e câmara isolante, cilindros metálicos verticais, sistema de movimentação e descarga, sistema de exaustão de gases, fornalha para queima da fumaça e estufa para secagem da madeira.

A operação do forno consiste em se encapsular um cilindro metálico cheio de madeira dentro da câmara isolante.

Podem ser executadas carbonizações em 8 a 10 horas e enquanto a carbonização acontece, o forno está encapsulado dentro da câmara isolante.

A correta circulação e exaustão dos gases estão garantidas por um ventilador que suga a fumaça do leito de carbonização e a conduz para um sistema de requeima.

O sistema de carbonização em fornos cilíndricos está apto a transformar em carvão vegetal qualquer tipo de material lenhoso com diâmetro superior a 6 cm e comprimento superior a 20 cm tendo a flexibilidade de carbonizar galhos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com