TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Das Historias Paula Rego

Trabalho Escolar: Casa Das Historias Paula Rego. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/9/2014  •  1.053 Palavras (5 Páginas)  •  503 Visualizações

Página 1 de 5

Casa das Histórias Paula Rego, Cascais, Portugal

Casa das Histórias (Cascais)

Eduardo Souto de Moura

Memória descritiva

O terreno era um bosque murado com um vazio no meio, uns antigos courts de ténis de um clube, que tinham desaparecido com a Revolução dos Cravos. Com o levantamento das árvores, desenvolvi um conjunto de volumes com alturas diferentes, para responder à pluralidade do programa. A disposição das caixas funciona como um positivo mineral, do negativo que sobra do perímetro das copas. Este jogo de “Yang” e de “Yin” entre artefato e natureza, contribuiu para decidir o material exterior, Betão vermelho, cor oposta ao verde do bosque, que entretanto foi diminuído por profilaxia botânica. Para que o edifício não fosse um somatório neutro de caixas, estabeleci uma hierarquia, introduzindo duas grandes pirâmides (lanternins) no eixo da entrada, que são a livraria e o café, onde não nos foi indiferente a cozinha de Alcobaça e algumas casas do Arqº Raul Lino, e algumas gravuras do Boullé. Foi nossa preocupação que cada sala de exposições tivesse sempre uma abertura para o exterior, para o jardim.

A casa de Paula é quase uma miragem em meio aos guarda-sóis e castelos de areia. De torres altas de tijolos e com amplo jardim de grama, parece mentira que esteja situado onde está. E passear pela casa é mergulhar no universo de histórias da Paula, cores, rabiscos, sonhos que se misturam em salas brancas típicas de museu, que ganham ainda mais luz com o sol português que vem de fora.

A Casa das Histórias Paula Rego é um museu em Cascais, e tem como missão o conhecimento e fruição da obra de Paula Rego e suas ligações artísticas. Foi inaugurado em Setembro de 2009, com a presença da artista e do Presidente da República, Cavaco Silva.

Constituído por vários corpos e rodeado por árvores, o edifício é da autoria do arquiteto Eduardo Souto de Moura e venceu o Prémio Secil de Arquitetura 2011. A Casa das Histórias acolhe uma exposição permanente com obras de Paula Rego e duas exposições temporárias por ano

Em 2006, Paula Rego escolheu Cascais para a construção da "sua" Casa das Histórias, um museu com projeto do arquiteto Eduardo Souto de Moura, que exibe um conjunto significativo da sua obra gráfica e algumas obras do marido, Victor Willing, artista e crítico de arte, falecido em 1988.

A Casa das Histórias Paula Rego, que a artista espera que seja um espaço “divertido, despretensioso, vivo, cheio de alegria e de muitas maldades”, apresenta como missão o conhecimento e a fruição da obra de Paula Rego e das suas ligações artísticas. Procurando prestar um serviço cultural de excelência, através da exposição rotativa da coleção, de um serviço educativo ativo e dinâmico e de uma programação paralela diversificada, este equipamento cultural pretende reforçar não apenas o tecido museológico português da arte contemporânea, mas também, e, sobretudo, inscrever-se no circuito internacional da arte e dos seus públicos.

O equipamento tem uma implantação cuidada, conseguindo através de uma fragmentação volumétrica – tanto na forma, como em altura – manter as árvores de maior relevância da Parada. Em termos programáticos possui cerca de 750m2 de áreas de exposição permanente e temporária, cafetaria, loja, livraria e um auditório com capacidade para 200 lugares.

Para além de um programa regular de atividades no auditório, o espaço conta com iniciativas dinamizadas pelo serviço educativo, visitas guiadas e também audioguias.

Este Museu é uma obra arquitetónica de referência e de autor, assinada pelo arquiteto Eduardo Souto de Moura, que honra e dignifica ainda mais a obra de Paula Rego, que ganha assim um espaço de referência no país de origem da pintora, num museu moderno, construído de raiz e integrado na paisagem natural e urbana circundante...

O edifício conta com 750 m2 de áreas de exposição permanente e temporária, um auditório com 195 lugares, livraria, bar, serviços de apoio (gabinetes de trabalhos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com