TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA

Seminário: HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  Seminário  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 3

HISTÓRIA DAS CASAS BAHIA

Um dos nove filhos de um carpinteiro judeu polonês, Samuel Klein foi enviado para um campo de trabalho alemão aos 19 anos de idade durante a Segunda Guerra Mundial de onde ele escapou dois anos depois quando as tropas soviéticas avançaram para o oeste, mas sua mãe e cinco irmãos mais novos não sobreviveram a deportação para um campo de extermínio nazista.

Após a guerra, Klein trabalhou por conta própria vendendo cigarros e vodka para soldados soviéticos na Alemanha durante cinco anos, até vir para a Brasil com a esposa e o filho mais velho. Eles se estabeleceram em São Caetano do Sul-SP, em 1952, tornou-se um mascate vendendo produtos de porta em porta.

Seus clientes eram pessoas da classe trabalhadora, muitos deles nativos da região Nordeste que haviam migrado para a área metropolitana de São Paulo à procura de emprego.

Em cinco anos de dedicação e trabalho, Samuel Klein conseguiu capital para abrir sua primeira loja em 1957, chamada Casa Bahia. Era a sua homenagem a seus fregueses, na maioria retirantes baianos vindo tentar a sorte na região.

Ele vendia móveis e roupas, principalmente de forma parcelada de pagamento (incluindo 3 a 5 por cento de juros mensais).

“Quanto mais pobre o cliente, mais pontual seus pagamentos”, disse Miriam Jordan Klein para um artigo publicado no Wall Street Journal em 2002. “Os pobres sabem que precisam proteger suas reputações …. Meu talento é confiar nos pobres e prestar um serviço de boa qualidade.”

Quando ele abriu uma segunda loja, restrita a venda de roupas e cuidada por sua esposa, as duas unidades tornaram-se “Casas Bahia”.

Em 1964 ele abriu uma loja muito maior, especializada em móveis e eletrodomésticos.

No dia 4 de dezembro de 2009 o Grupo Pão de Açúcar anunciou a compra das Casas Bahia, tornando-se uma parte integrante do atualmente maior grupo varejista brasileiro.

Leia mais em: http://rotinadigital.net/wordpress/casas-bahia/#ixzz2Sj5Bx3Yw

Under Creative Commons License: Attribution Non-Commercial

FUSÃO CASAS BAHIA

Após cerca de quatro anos, a compra das redes Casas Bahia e Ponto Frio pelo Grupo Pão de Açúcar foi aprovada, nesta quarta-feira (17), pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), seguindo um acordo que prevê a venda de mais de 70 lojas da maior varejista do país.

A operação de Pão de Açúcar, Casas Bahia e Ponto Frio nesses locais poderia gerar problemas de concorrência no varejo de bens duráveis --como eletrônicos e eletrodomésticos--, segundo o relator do Cade, Marcos Paulo Veríssimo. Nessas regiões, as concentrações se aproximam de ou superam 60%.

A companhia, que desde junho do ano passado é controlada pelo grupo francês Casino, terá de vender 74 lojas em 54 cidades --25 delas no Estado de São Paulo. O Cade não especificou como as lojas devem ser vendidas, se em bloco ou separadas.

As lojas que devem ser vendidas representam 3% da receita bruta consolidada da ViaVarejo em 2012, o que representa algo em torno de R$ 900 milhões, segundo o relator.

A ViaVarejo reúne Casas Bahia, Ponto Frio e Nova Pontocom, unidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com