TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa De Misericórdia

Artigo: Casa De Misericórdia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2014  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  350 Visualizações

Página 1 de 2

A organização da Enfermagem na Sociedade Brasileira começa no período colonial e vai até o final do século XIX. A profissão surge como uma prestação de serviço aos doentes, realizada na maioria das vezes por escravos (tiveram papel relevante, pois auxiliavam os religiosos no cuidado aos doentes), que nesta época trabalhavam nos domicílios. O princípio da colonização foi incluída a abertura das Casas de Misericórdia que tiveram origem em Portugal.

Em 1543 foi fundada a primeira Casa de Misericórdia na Vila de Santos. Em seguida surgiram as do Rio de Janeiro, Vitória Olinda e Ilhéus.

Em 1880 foi inaugurada a Casa de Misericórdia de Porto Alegre e Curitiba, com a presença de D. Pedro II e Dona Tereza Cristina.

A respeito da saúde do povo brasileiro, Padre José de Anchieta merece destaque, pois ele não se limitou ao ensino de Ciências e Catequeses. Ele atendia aos necessitados exercendo atividades de médicos e enfermeiros

Outra pessoa de destaque é Frei Fabiano Cristo, que durante 40 anos exerceu atividades de enfermeiros no Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro (Século XVIII).

Em 1738 foi fundada a Casa dos Expostos por Romão de Matos Duarte no Rio de Janeiro.

Em 1822 foi fundada a primeira sala de parto, devido à atuação de José Bonifácio Andrada e Silva que tomou as primeiras medidas de proteção à maternidade diante da legislação mundial.

Em 1832 foi criada a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. No ano seguinte (1833) foi formada pela escola de parteiras da Faculdade de Medicina a primeira parteira no Brasil, Madame Durocher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com