TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa De Repouso

Exames: Casa De Repouso. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/10/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO....................................................................................................................3

1. CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS..........................................................................4

2. LEGISLAÇÃO.................................................................................................................5

3. REQUESITOS TÉCNICOS DO ENFERMEIRO...........................................................39

4. PANORAMA NACIONAL E ESTADUAL...................................................................46

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS................................................................................47

INTRODUÇÃO

Nos dias atuais, dar atenção às pessoas da terceira idade é mais que uma obrigação, é mais que uma atitude, é um direito dos idosos e um dever nosso.

Para enfermeiros, esta atitude envolve cuidar e envolver-se em constantes ações em tudo que diz respeito aos idosos, no seu processo de envelhecimento em casa, na rua e nas instituições de saúde.

Este trabalho tem como objetivo criar oportunidades de pensar, aprender e criar raciocínios frente ao cuidar dos idosos. Não só para estudantes de qualquer área, mas para a família, os cuidadores e a comunidade que, em sua maioria, sofrem e tem dúvidas em relação aos cuidados dos idosos, sobretudo quando estão doentes. Além de apresentar a oportunidade de negócios empreendedores para tal fim.

1. CASA DE REPOUSO PARA IDOSOS

Uma casa de repouso é um estabelecimento mantido por instituições filantrópicas, geralmente religiosas, destinado a amparar pessoas necessitadas, idosos ou inválidos, que não têm onde morar, geralmente sem família ou conhecidos e que não são amparados por outrem, dando a elas moradia, alimentação e cuidados higiênicos e de saúde. Também são conhecidos como asilos. Estas casas foram criadas por causa de valores cristãos, como o amor e a caridade. Existem também casas de repouso com fins lucrativos (empresas).

Chegar e sentir-se na terceira idade não são experiências fáceis. De repente, sair do ambiente familiar para ficar em um asilo é traumático para muitos idosos, quando se encontram orientados, mas com muitas limitações advindas do envelhecimento, as quais os filhos, as noras e genros, os netos e outros familiares não compreendem e nem assumem a tarefa de viver com eles.

A palavra asilo, por si só, já é assustadora, indicando o desejo humanitário de proteger, porém marcado pela desventura. No sentido geral é usada para distinguir diversas classes de asilo: territorial, religioso, diplomático, político; para Cunha, asilo “é casa de assistência social para pessoas desamparadas, guaridas, proteção, abrigo, lugar inviolável”.

Apesar das palavras desaventura e desamparo caracterizam o tipo de pessoa destinada para os asilos; traduzem a idéia de que a pessoa na terceira idade encontra-se nessas situações e que, na maioria das vezes, são os filhos ou outros familiares que os levam para lá. Com o advento do empreendedorismo neste ramo, as Casas de Repouso para Idosos, vem com uma nova perspectiva de cuidado onde o idoso para a se sentir acolhido independentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com