TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casa Do Criador

Ensaios: Casa Do Criador. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  1.045 Palavras (5 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

UTILIZAÇÃO DE SISTEMA NUMA CLÍNICA VETERINÁRIA

PICOS-PI

2014

DINAIANE MARIA BARBOSA DE ALMEIDA

ELIVANIA EVA RODRIGUES

IVAN LIMA BANDEIRA

JESSICA NATHALIA DA SILVA CASTRO

MAYARA DAYANA DA SILVA SOUSA

LUCAS FEITOSA

TATIANY BARBOSA

UTILIZAÇÃO DE SISTEMA NUMA CLÍNICA VETERINÁRIA

PICOS-PI

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. A EMPRESA 4

2.1 Histórico 4

2.2 Produtos e serviços 5

2.3 Sistema de informação utilizado 6

3. CONCLUSÃO 8

REFERÊNCIAS 9

ANEXOS 10

1. INTRODUÇÃO

Os sistemas de informação são ferramentas imprescindíveis para a manutenção dos negócios e para isso o administrador deve estar atento aos avanços tecnológicos e a personalização dos seus sistemas de acordo com as reais necessidades do seu empreendimento. OLIVEIRA (2002, p. 35), informa que o “Sistema é um conjunto de partes interagentes e interdependentes que, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam uma determinada função”, o que confirma que a interligação entre informação e conhecimento compõem recursos estratégicos essenciais para o sucesso da empresa.

A utilização de um sistema de informação na empresa torna-se fundamental, pois, seus resultados ocorrem rapidamente proporcionando benefícios e qualidade além de facilitar nas tomadas de decisões permitindo que a mesma atinja seus objetivos. Logo, essa ferramenta dá suporte aos suportes de processos e operações fazendo com que ela também seja uma vantagem competitiva.

O trabalho proposto tem como objetivo conhecer o funcionamento do sistema de informação em uma clínica veterinária. A empresa escolhida foi à Casa do Criador. A loja é especializada no ramo de pet shop, que além de comercializar animais e artigos voltados para o público canino, oferece vários serviços para a saúde dos animais, como banho e tosa, vacinação, cirurgias, exames e consultas. O mesmo será divido em tópicos onde será apresentado seu histórico, quais os produtos e serviços oferecidos, o tipo de sistema e seu funcionamento.

2. A EMPRESA

A empresa na qual foi estudada o manuseio do seu sistema foi a Casa do Criador, localizada na Avenida Senador Helvídio Nunes, nº 4060, bairro Junco na cidade de Picos-PI.

Figura 1: Fachada

Fonte: do autor.

2.1 Histórico

Fundada no ano de 2005, a empresa foi instituída a partir da ideia de trabalhar com animais, pois um dos seus proprietários, o Sr. Diobson Silva, informou que tinha uma grande paixão por cuidar de cavalos, frequentar vaquejadas o que acabou contribuindo para o despontamento do seu lado empreendedor.

Inicialmente era comercializado apenas ração e medicamentos para animais de grande porte, e posteriormente, com o decorrer dos anos é que foi introduzido a venda de produtos para animais domésticos, especialmente para cachorros das mais variadas raças.

Atualmente a empresa possui um espaço bem distribuído onde são realizados a venda de produtos e a prestação de serviços. O ambiente é bem estruturado e climatizado o que proporciona um melhor atendimento para os seus clientes. A higiene do local é bem realizada tornando-se um ponto diferencial no ramo pesquisado. A loja conta com oito funcionários distribuídos nas funções de veterinários, tratadores, vendedores e caixa.

2.2 Produtos e serviços

Os produtos que a Casa do Criador disponibiliza vão desde rações, medicamentos, vacinas, brinquedos, produtos de higiene canina, tratamento dentário para animais, exames de ultrassonografia, cirurgias, serviço de “taxidog”, consultas, banho e tosa, internações, comercialização de animais, dentre outros produtos oferecidos e serviços prestados.

Figura 2: Ambiente interno

Fonte: do autor.

Figura 3: Taxidog

Fonte: do autor.

2.3 Sistema de Informação utilizado

Com relação ao sistema de informação, em entrevista realizada com o proprietário, a empresa já utilizava equipamentos e sistemas de informática no primeiro ano de funcionamento. De início era utilizado um programa para gerenciamento de pequenos negócios com ferramentas de controle de estoque, ranking de vendas, controle de caixa, cadastro de clientes e fornecedores e mais alguns outros serviços. Porém, devido a complexidade dos procedimentos envolvidos para a boa gestão do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com