TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Cacau Show

Pesquisas Acadêmicas: Case Cacau Show. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  505 Palavras (3 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 3

Características do empreendedor baseado no case da Cacau Show

Alexandre Tadeu da Costa, fundador e presidente da Cacau Show é um empreendedor com várias características, pois juntou ao longo do tempo conhecimento e o colocou em prática.

Ele foi visionário, por tratar-se de uma pessoa que valorizava muito o trabalho e devido a sua criatividade e ousadia, depois que seus pais desistiram do negócio, ele mesmo aos 17 anos pediu que o deixassem continuar as atividades, pois sua visão já era de expandir o mesmo.

Soube tomar decisões ao adquirir seu primeiro veiculo para se movimentar melhor, obtendo mais agilidade nas entregas e na compra de matéria prima.

Foi um individuo que fez a diferença, pois descobriu que na venda de barras de chocolate suas margens de lucro eram grandes demais. Decidiu então diminuir sua margem e ao invés de comprar por 10 e vender por 100, continuou comprando pelos mesmos 10 e vendendo por 20, aumentando assim suas vendas.

Soube explorar ao máximo as oportunidades, pois inovou o mercado criando as franquias, que deram visibilidade aos seus negócios, pois como já havia a Cacau Show que vendia de porta em porta, criou também a Garner para atender ao publico do varejo, deixando bem claro aos seus colaboradores que não haveria competição direta.

Foi determinado e dinâmico, percebendo o baixo movimento de clientes em suas lojas, elaborou uma estratégia de marketing, colocando na vitrine trufas a R$ 1,00 passando a atender todas as classes sociais e incrementando o movimento nos estabelecimentos.

Em certa ocasião um de seus revendedores estava tendo problemas com a estocagem de produtos por falta de espaço. Demonstrando dedicação ao empreendimento, Alexandre pessoalmente foi visitá-lo e propôs que alugasse outro local, onde pudesse usar a frente como loja e os fundos como depósito. Para compensar este custo sugeriu que seus filhos trabalhassem no negócio como aconteceu com sua família.

É otimista e ainda apaixonado pelo que faz, pois mesmo com sua empresa totalmente consolidada, viaja para outros países em busca de aprimoramento de seus produtos, visando à qualidade de degustação e estética de seus produtos e estabelecimentos.

Ele já era independente desde os 13 anos, pois com essa idade já administrava seu dinheiro e soube construir seu próprio destino, quando assumiu a frente dos negócios de sua família.

Ao assumir o negócio da família, seu principal objetivo não era ficar rico e sim dar continuidade. Ficar rico foi consequência de sua ousadia, determinação e capacidade.

Uma das virtudes do empreendedor é a liderança e a capacidade de formar e gerir equipes. O empreendedor tem que entender qual é o seu papel em cada momento, porque os papéis mudam. Sabem se desapegar de um e se preparar para outro. Todo empreendedor deve inspirar e formar pessoas, pois tem que saber delegar funções.

O empreendedor faz um bom planejamento, pois antes de abrir um novo negócio ele avalia os pontos negativos e positivos no mercado.

Possui conhecimento, pois já esta atuando no mercado dos chocolates a mais de 18 anos. Adquiriu conhecimento em suas viagens ao exterior e com a prática de seu negócio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com