TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Case Fazenda Sucos.

Artigo: Case Fazenda Sucos.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/6/2014  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 6

INTRODUÇÃO

Com base no estudo da case SUCOS FAZENDA SÃO PEDRO: CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO, entendemos a necessidade de avaliação diagnóstica organizacional, tendo em vista que todas as partes envolvidas possuem embasamento para que haja melhoria contínua em ações adotadas pra a prosperidade da empresa.

Através das divergências encontradas pelos responsáveis da organização, a análise crítica ocorrerá ao fato de mostrar com clareza o ponto de vista de cada um, mostrando os prós e os contras das mudanças relacionadas as novas atividades de mercado a fim de chegar em um denominador comum com maior rentabilidade financeira para a instituição.

TOMADA DE DECISÕES

Considerando o fato de ser uma empresa familiar, ao qual existem envolvimentos e influências relacionais de afeto, a análise crítica feita imparcialmente nos mostra que é necessário considerar o projeto mais benéfico e rentável para a empresa, da maneira que ocorra menos dano e perda possível.

Como todas ações empresariais estão passíveis de risco, deverá estudar a proposta com estratégia de marketing e análise de mercado para que haja esta tão esperada expansão dos resultados.

Através da análise empreendedora do Sr. João, administrador de empresas, filho mais novo do patriarca em questão Sr. Oswaldo, a proposta estabelecida era de que a instituição faria melhoria técnica na produção dos sucos de laranja buscando inovação e ampliando o nicho de mercado de atuação alternativa e lucrativa para mostrar um novo conceito de consumo de sucos prontos para beber, ampliando o atendimento aos clientes com novas instalações físicas satélites (pontos de venda), marketing direto e indireto, assim obtendo um maior retorno financeiro e adentrando no mercado para competir com grandes concorrentes fortes de sucos prontos como Del Valle, Ades, KAPO By Coca Cola in Company, etc

Com base na estratégia de marketing, apurada e elaborada, perceber as oportunidades de mercado futura faz com que o empreendedor seja entendido pelos demais como utópico, tendo em vista os riscos aparentes tendo em vista o domínio de mercado pelas grandes marcas, pois uma vez os sucos de laranja sejam rejeitados, o produto sofreria com o acúmulo de estoque pela falta de aceitação no mercado de atuação e devido a esta rejeição, o aumento desnecessário com o gasto do orçamento mensal através da contratação feita de novos funcionários para auxiliar nos pontos de venda, ocorreriam grandes perdas no capital da empresa, pois seria necessária demissão em massa etc.

Nos pensamentos de José, primogênito do Sr. Oswaldo, o mesmo visa não somente a sustentabilidade, mas principalmente a manutenção em longo prazo da marca no mercado já fixado, onde ela encontra seus principais consumidores e investidores. José propõe que a fazenda permaneça como começou, através de seus conhecimentos práticos na administração de uma fazenda, o projeto é não expandir o mercado, uma vez que no atual há garantia de venda através da clientela já fidelizada

Propõe então melhoria no controle de produção, na utilização da matéria-prima, diminuição no quadro orçamentário e redução no quadro de funcionários. Entende-se a existência da chance de riscos da não adaptação às novas máquinas e também de que seus clientes façam uma nova escolha e passem a comprar um novo produto, que tenha maior estratégia de merchandising, tendo em vista que não há intenção nenhuma do Sr. João fazer uma marketing por canal de comercialização para elevar a marca e fidelizar ainda mais seus clientes e angariar novos. O velho ditado de “Quem não é visto, não é lembrado” define bem os pensamentos de marketing do senhor João pelo entendido na case.

ANÁLISE DE QUADRANTE DE POTENCIAL E QUEDA

É necessário que ao Sr. Oswaldo tenha cautela em analisar as situações e considerar qual delas irá trazer maior rentabilidade para a instituição e melhoria comercial para a marca, pois como diretor, ele tem o devido conhecimento e embasamento para análise das propostas com base na realidade de que a empresa vive.

A atualização dos conhecimentos e melhoria nos equipamentos da empresa a beneficia para o aumento de renda mensal, na sugestão de José.

Essa reciclagem deve acontecer para melhor utilização da matéria-prima e diminuição no quadro de funcionários, uma vez que a modernização dos equipamentos descarta a necessidade da mão de obra operacional, desta forma, reduzindo custos não comprometendo a qualidade do produto, ao contrário, a modernização dos equipamentos além de promover a redução de custos acaba melhorando o orçamento de uma forma positiva no final considerando que a opção do José é não expandir os negócios mas sim a lucratividade da empresa.

No meu entendimento, José não gostaria de sair de sua zona de conforto e angariar conhecimento para um novo canal de comercialização e formar atualizadas de administração.

Já a maneira que João, filho mais novo do Sr. Oswaldo, pretende expandir os negócios da fazenda é investindo nos sucessos da comercialização dos sucos de caixinha pricipalmente nas regiões satélites e capital, atingindo um novo mercado.

Seu pensamento estratégico atraves das ações executadas seria pelo canal de comercialização já adotado, supermecados, áreas de comércio no ramo alimentício e afins, mas com o diferencial de utilizar comércios de alto porte/poder de clientela, investindo nas entregas em domicílio, onde pequenos distribuidores locais atenderiam diariamente os consumidores, viabilizando a eles a opção de pagamento mensal para incentivo à compra dos produtos.

Além de todos estes investimentos supra citados, o mesmo ainda gostaria de investir no marketing de comunicação integrado para lançamento do produto efetivo em demais regiões a fim

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com