TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Concreto2 Fundamento Das Ciencias Sociais

Ensaios: Caso Concreto2 Fundamento Das Ciencias Sociais. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2013  •  612 Palavras (3 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 3

CASO CONCRETO 2

Questão discursiva:

Leia a letra da música “Comida”, de Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sérgio Brito e responda as questões propostas: Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comida A gente quer comida Diversão e arte A gente não quer só comida A gente quer saída Para qualquer parte... A gente não quer só comida A gente quer bebida Diversão, balé A gente não quer só comida A gente quer a vida Como a vida quer... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... A gente não quer só comer A gente quer comer E quer fazer amor A gente não quer só comer A gente quer prazer Prá aliviar a dor... A gente não quer Só dinheiro A gente quer dinheiro E felicidade A gente não quer Só dinheiro A gente quer inteiro E não pela metade... Bebida é água! Comida é pasto! Você tem sede de que? Você tem fome de que?... Diversão, balé Como a vida quer Desejo, necessidade, vontade Necessidade, desejo, eh! Necessidade, vontade, eh! Necessidade...

1- A letra da música fala de comida como forma de alimento, mas também de outro tipo de comida que sacia a “fome da alma”. Trata-se mesmo tipo de comida?

R: Não se trata do mesmo tipo de comida. A letra da música fala do tipo de comida como alimento necessário e fundamental para a manutenção da vida humana, que promove o sustento, sacia a fome e também de outro tipo de comida, a cultura, que por ser um ser complexo, as necessidades do ser humano vão além do alimento do corpo para se sentir vivo. Ele precisa desfrutar da vida, através do lazer e isso implica em entretenimento, como: ir ao teatro, cinema, viajar, conhecer coisas novas, admirar a arte, contemplar o belo. É como se fosse o alimento à mente e ao espírito que auxilia na sua formação

2- A partir desta visão faça um quadro comparativo que mostre a diferença entre ciências sociais e ciências naturais.

Ciências Sociais x Ciências Naturais

- Influência do Objeto de Estudo - Distância do objeto de estudo

- Experimentação reduzida - Experimentação abundante

complexa simples

- Objeto de estudo: Cultura - Objeto de Estudo: Natureza

(Fenômenos sociais)

- Subjetivo - Objetivo

Questão de múltipla escolha:

1. Considere as afirmativas a seguir:

I – A matéria prima da “Ciência Natural” não pode ser isolada em laboratório, pois é de natureza extremamente complexa.

II – O cientista social desenvolve hipóteses e as testa em laboratório, não exercendo sobre seu objeto nenhuma interferência.

III – Nas ciências naturais, a prova ou teste de uma dada teoria pode ser feita por dois observadores situados em locais diversos que chegarão a resultados iguais.

IV

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com