TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Caso Farmácia Pague Menos

Trabalho Universitário: Caso Farmácia Pague Menos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.621 Palavras (7 Páginas)  •  1.182 Visualizações

Página 1 de 7

Caso Farmácia Pague Menos

1. INTRODUÇÃO

O presente trabalho busca contextualizar as estratégias organizacionais de atuação de mercado da Rede de Farmácias Pague Menos, fundada em 19 de maio de 1981 na região nordeste do Brasil, a qual tornou-se uma das principais redes de farmácias através das idéias inovadoras de seu fundador.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O REI DAS FARMÁCIAS

Francisco Deusmar de Queirós, nascido em uma pequena cidade do litoral norte do Ceará , chamada Amontada, é o fundador da Rede Farmácias Pague Menos. Em Fortaleza, após a mudança de sua família, seu pai abriu uma mercearia e ali o ajudava vendendo frutas, após o período de aula.

Tempos depois, enquanto cursava Administração na Universidade Federal do Ceará, Francisco conseguiu uma oportunidade de emprego na empresa IBM, como operador de computador, após dois anos trabalhando na mesma empresa passou em um concurso do IBGE, onde ficou mais de dois anos trabalhando. Após isso, fora para uma distribuidora de valores onde se tornou gerente, no mesmo momento em que dava aula de economia na universidade.

Após adquirir um montante de experiência na sua caminhada, abriu seu primeiro negócio, uma corretora chamada Pax. Vendendo cotas do Finor, um fundo que dava benefícios fiscais a empresas que investiam no Nordeste, ganhou bastante dinheiro que em poucos anos o levou a juntar um patrimônio de 1 milhão de dólares. Enquanto ele ainda investia no mercado financeiro, viajando por outros países, teve a oportunidade de conhecer as drugstores, farmácias com uma variedade de produtos além de remédios, as quais chamaram sua atenção. Surgindo, assim, a idéia de adaptá-las ao mercado brasileiro.

Em 1981, o mercado financeiro deixou de agradar as expectativas de Francisco. Foi ai que tomou a iniciativa de abrir sua primeira farmácia. Observou detalhes minuciosos que poderiam atrapalhar as vendas e inovou a forma de exposição de produtos dentro do seu estabelecimento comercial, bem como o acrescento de produtos que não eram vendidos pela concorrência, como refrigerantes e doces.

Além de vender medicamentos mais baratos do que seus concorrente, o fundador teve outras idéias como a de implantar em suas farmácias um posto de prestação de serviços, entregas em domicílios e o período diário de 24 de funcionamento. Dessa forma os clientes poderiam fazer tudo em um só local, fazendo com que o capital girasse dentro de suas farmácias.

Com visão inovadora e boas idéias Francisco Deusmar conseguiu atingir vários pontos importantes para o consumidor, e hoje em dia existem mais de 400 farmácias da rede Pague Menos em todo Brasil. A empresa Pague Menos veio suprir várias necessidades de mercado, como preço, inovação, acessibilidade de produtos e serviços.

"Hoje somos a única rede de farmácias presente em todos os Estados brasileiros. Também estamos presentes na Internet, levando bem-estar e informação para milhões de e-consumidores".(Deusmar Queirós - Presidente da Empresa Pague Menos).

2.2 ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO

Preparar as pessoas e as organizações para os desafios do futuro exige um contínuo repensar e aprender de novas formas de comportamento de todos os participantes da organização. Conhecer pessoas, processos de grupos, cultura organizacional e o modo como esses processos interagem entre si passou a ser uma exigência essencial de qualquer gestor que almeje sucesso no mundo dos negócios e das organizações.

É notória a busca da Rede de Farmácias Pague Menos em implementar novas maneiras de agir no mercado consumidor e isso aliado à praticas gerênciais que se encaixem às reais necessidades e exigências cada vez mais freqüentes, faz com que o sucesso empresarial e o alcance de resultados positivos na empresa seja constante. O campo do comportamento organizacional, munido de estudos e pesquisas, proporciona ao gestor um conjunto de ferramentas não apenas eficazes para o alcance de resultados, como também para o desenvolvimento e satisfação no trabalho por parte das pessoas.

2.3 TENDÊNCIAS DE MERCADO

A Pague Menos tem como princípio a busca pela compreensão das necessidades e preferências dos clientes e do próprio mercado consumidor, adaptando suas ações até mesmo de acordo com as questões culturais das regiões onde está inserida.

A área do comportamento do consumidor estuda como indivíduos, grupos e organizações selecionam, compram, usam e dispõem de bens, serviços, idéias ou experiências para agradar a si mesmos. Nunca foi simples entender o comportamento e "conhecer os consumidores". Eles podem declarar suas necessidades e desejos, mas agir de outra maneira.

O conhecimento das variáveis de influência sobre o comportamento de compra é importante para que os empresários qualifiquem seus produtos e serviços, considerando efetivamente os desejos e as necessidades do consumidor e orientando suas ofertas para o mercado. Nesse sentido, os fatores que interferem no processo de decisão de compra do cliente evidenciam sua cultura, valores básicos, percepções, preferências de comportamento que aprende em família e de outras instituições importantes das quais convive em seu cotidiano.

3. GESTÃO DE PESSOAS

3.1 MUDANÇAS AMBIENTAIS

A mudança é algo que faz parte da rotina da sociedade atual e, conseqüentemente, das organizações. Nesse contexto, a maioria das empresas necessita implantar, de modo continuado, programas e projetos de reengenharias ou reestruturações.

Entretanto, para que a mudança seja um processo bem sucedido e possa contar com um nível de maior engajamento das pessoas, é preciso que ela seja vista, antes de tudo, como um processo de construção coletiva de novos significados acerca da realidade, de desenvolvimento de uma nova cultura organizacional.

A mudança organizacional é um fenômeno que ocorre necessariamente em um contexto de interações sociais humanas, que constituem e são constituídas por comunicação. Uma vez que a implantação de projetos de inovação se deve, na maioria das vezes, aos funcionários, é preciso que todos sejam envolvidos por completo levando em consideração suas idéias, fazendo com que elas sejam avaliadas quanto sua viabilidade e atinjam os resultados esperados pela empresa.

4.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com