TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Casos reais de ética

Projeto de pesquisa: Casos reais de ética. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.824 Palavras (8 Páginas)  •  720 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Discursar sobre ética é relembrar desde a era em que o ser humano começou a viver em grupo e desde então as regras de convivência e comportamento começaram a ser estabelecidas.

Através desses grupos surge a ética que a cada dia se questiona, se modifica, se vulgariza ou se esquece.

Desde os primeiros passos do ser humano, aprende-se ter uma postura ética tanto dentro do convívio familiar, no convívio com a sociedade, político ou na ocupação profissional.

Em diversos campos profissionais e políticos trabalham de acordo com o conteúdo que constam em seus Conselhos de Ética para impedir fatos ou atos fora da legalidade.

No Serviço Social existe o código de ética regulamentada pela lei 8.662/93.

Para lidarmos com adversários profissionais é preciso usar a ética, a consideração e o respeito.

A Ética Profissional são nas normas que um profissional deve seguir em sua conduta no desenvolvimento do seu trabalho. A ética é de extrema importância em todas as profissões para o bem estar social.

Os códigos de éticas profissionais é seguido através de seu textos cujo os conteúdos são diferenciados porém em sua maioria se prega o respeito, a dignidade, a honestidade, os segredos e as normas administrativas, esses códigos orientam o desempenho de cada função com objetividade para que todos compreendam seu itens.

DESENVOLVIMENTO

Casos reais sobre ética:

1º caso: Dimensões políticas de ações éticas

Ética está relacionada com os seres humanos, costumes e hábitos de determinadas sociedades.

Um exemplo atual de falta de ética política no Brasil foi o da operação Monte Carlo onde um dos acusados é o ex-senador, ex-procurador, ex-delegado, ex-secretário de Segurança Pública de Goiás, Demóstenes Lázaro Xavier Torres.

Demóstenes, foi expulso de seu partido, o DEM, por reiterados desvios éticos, mas, antes da expulsão oficial Demóstenes protocolou ofício solicitando seu desligamento, antes do DEM, dar inicio ao processo de expulsão.

Conforme apurado em investigações realizadas a Polícia Federal evidenciou que Demóstenes Lázaro Xavier Torres tinha vinculos com bicheiro Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, que ficou conhecido como o mafioso dos caça-níqueis, em Goiás, por possuir um império de oito mil máquinas ilegais e mil e quinhentos pontos de bingos.

A Procuradoria do Ministério Público Federal crê que Demóstenes possa ser sócio oculto Carlinhos Cachoeira em uma empresa privada, desobedecendo o Capítulo II das vedações contitucionais , Artigo 3º onde diz que é expressamente vedado ao Senador firmar ou manter contrato com pessoa jurídica de direito público , autarquia, empresa pública, sociedade de economia mista ou empresa concessionária de serviço público.

As investigações revelam que Demóstenes tinha direito a 30% da arrecadação geral do esquema de jogo clandestino em máquinas de caça-níqueis.

Demóstenes, falhou não só com a ética política, mas também com a ética da responsabilidade, seus cargos exercidos foram em setores públicos onde deveria promover a defesa dos interesses populares.

Conclusão do grupo, a corrupção é, e sempre foi, um dos sinais mais óbvios de que algo está muito mal na estrutura socio-económica do Brasil. A corrupção é um crime complicado de combater pela simples razão de não ser fácil provar.

Infelizmente as CPIs (Comissões Parlamentares de Inquérito) têm produzido poucos resultados, pois, o sistema judiciário brasileiro, oferece aos réus vários recursos, que acabam prolongando os julgamentos e evitando, muitas vezes, a punição dos culpados.

2º caso ética e vida social

A ética é também a ciência do comportamento dos homens na sociedade, pois, possuem leis e métodos próprios. Nas famílias a ética vem de dentro dos laços domésticos convividos por cada um de nós.

Atualmente, a família continua sendo o núcleo fundamental para a vida social, mesmo com as diversas mudanças que ocorreram no decorrer dos anos.

A falta de ética na família acontece quando um de seus integrantes só sem importa com seus interesses e começa a desenvolver um mentalidade egoísta e causar conflitos com os demais membros da família. Respeitar e cumprir as regras dos grupos onde se vive e atua é também ética familiar.

Até mesmo nos relacionamentos amorosos devemos agir com ética, para evitar futuros conflitos. A falta de ética no relacionamento dos pais afetam os filhos.

É princípio ético familiar, agir com respeito e fraternidade no relacionamento com seus parentes e afins.

As obrigações éticas dos pais como os seus filhos são, sempre exprimir a verdade, ensinar a educação com todos que os cercam, a humildade, a honestidade diante dos atos certos ou errados, o respeitar aos seus semelhantes, dentre outros. Seja qual for a idade dos filhos ou pais, os deveres éticos perduraram durante toda sua existência.

A falta de ética nos relacionamentos geram transtornos as vezes irreversíveis como em um caso real que pesquisamos e abaixo citamos:

Este é o caso de Carla uma adolescente, de 14 anos, que deixou de ter uma vida social porque se relacionou com um homem de 25 anos, onde iniciou sua vida amorosa, devido sua imaturidade, o homem a convencia que a intimidade entre casais era regra obrigatória em todo namoro, e mesmo ela não achando este ato normal para uma menina da sua idade calou-se sobre os abusos e futuramente casou-se.

Após o matrimonio o homem que se dizia apaixonado tornou a menina em uma submissa aos seus mandamentos, com o passar do tempo, vieram os desentendimentos e agressões verbais e corporais.

Se tratando de violência doméstica, o poder do chefe dessas famílias vítimas de violência também recai sobre os filhos.

O homem além de agir com falta de ética familiar, ainda agiu criminalmente, pois, violência doméstica passou a ser crime público.

Na intervenção do Assistente Social no caso de violência doméstica, o mesmo deve usar o instrumento fundamental em sua prática o Código de Ética, no artigo 13, quando discorre sobre os deveres do assistente social, nas relações com Entidades da Categoria e demais Organizações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com