TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cento Cirurgico

Pesquisas Acadêmicas: Cento Cirurgico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2013  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 2

Algumas doenças de órgãos não localizados no abdômen/pelve podem se apresentar com dor abdominal. São manifestações atípicas destas doenças, mas que volta e meia são vistas na prática médica. Entre essas causas podemos citar:

Peritonite: Os órgãos da cavidade abdominal não ficam soltos dentro da barriga, eles são envolvidos por uma membrana muito vascularizada e inervada chamada de peritônio. A peritonite, ou seja, a inflamação do peritônio é um quadro grave, pois significa que alguma infecção/inflamação abdominal se tornou extensa suficiente para acometer o peritônio. Como o peritônio é muito inervado, ele costuma doer muito quando inflamado, e como é muito vascularizado, facilita a propagação de bactérias da região abdominal para o resto do organismo, podendo levar a sepse

Os sintomas da peritonite são uma intensa dor abdominal difusa, associado a um enrijecimento da barriga causada pela contração involuntárias da musculatura abdominal. O paciente costuma apresentar aspecto de doente e normalmente há febre e vômitos associados. Uma característica da peritonite é haver intensa dor quando apertamos a barriga e a soltamos rapidamente. Ao contrário das outras causas de dor abdominal, quando a dor é maior durante a pressão com as mãos, na peritonite há mais dor quando se tira a mão rapidamente do que quando se está apertando a barriga.

A peritonite é uma complicação comum de várias doenças, como apendicite, diverticulite, perfurações de intestino ou estômago, colecistite etc... e deve ser tratada com cirurgia para remoção do órgão inflamado/infeccionado.

A presença de uma infecção/inflamação abdominal com peritonite é chamado de abdômen agudo.

Adeno Glândula

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com