TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Medicamentos Em Centro Cirurgico

Artigos Científicos: Medicamentos Em Centro Cirurgico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2013  •  2.258 Palavras (10 Páginas)  •  2.559 Visualizações

Página 1 de 10

A família tem um papel fundamental no desenvolvimento do ser humano, ela é a sua primeira referência, é a mediadora entre o indivíduo e a sociedade, porém existem outras condições prexistentes que podem influenciar o desenvolvimento psicológico, físico e social do indivíduo, determinando o seu comportamento frente ao consumo ou não das drogas.

iante desse quadro é importante não perder de vista os detalhes sociocultuais do uso de drogas para compreender e identificar as caracterisitcas dos usuários, para melhor adotar sistemas de prevenção e combate.

Cada grupo social, cada povo, cada pessoa, tem em sua cultura padrões de comportamento de acordo as diferentes formas de estimulos, produzidos em seu meio ou fora dele, por exemplo, em nosso país, com tantas manifestações culturais, não podemos pensar em São João sem quentão, Natal sem vinho, carnaval sem cerveja e assim sucessivamente. Isso faz parte da cultura brasileira. Então é contraditório tentar combater o que na maioria das vezes é incentivado pelo grupo social, pela mídia, pela cultura comunitária, etc.

Um dos grandes problemas sociais frente ao uso de bebidas álcoolicas e outras dorgas é marcado pela contradição do lícito e do ilícito (LORENCINI, 1998, p.35). A mídia acompanha essas contradições. A população recebe através dos meios de comunicação muitas informações sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas, porém, por outro lado a mesma tem sido estimulada ao consumo de bebidas álcoolicas pela propaganda.

As 'pedradas' legais ou ilegais, 'pedradas' de “head shop” ou de “plantas naturais” são nomes dados a substâncias psicoactivas (drogas) que podem estar à venda na Irlanda em lojas que vendem produtos relacionados com drogas (head shops, lojas de cânhamo) e outras lojas como sex shops ou locais onde se fazem tatuagens. Podem também ser compradas na Internet. Estas drogas são vendidas como alternativas às drogas como cannabis, ecstasy, cocaína, LSD, anfetaminas e heroína.

Sabemos que estão disponíveis várias centenas destes tipos de drogas. Estas incluem drogas que servem como:

• sedativos (drunfos)

• estimulantes (excitantes)

• alucinogéneos (trips) e

• afrodisíacos (estimulantes sexuais)

Algumas são de planta ou seja provêm de uma planta. Outras são sintéticas, ou seja são fabricadas de substâncias químicas. A maioria são uma mistura de produtos de plantas e sintéticos.

Estas drogas são todas substâncias psicoactivas, o que significa que alteram a forma como pensa, se sente e comporta. O seu efeito sobre a saúde física e mental é imprevisível e há o risco de se tornar dependente.

Não para consumo humano

Muitas destas drogas à venda são rotuladas como ‘não para consumo humano’, daí que aqueles que vendem e fornecem estas drogas podem contornar a lei e evitar responsabilidade por quaisquer consequências negativas ou riscos. Algumas drogas possuem usos legais na indústria e nos cuidados animais.

A segurança de nenhuma destas drogas foi testada em seres humanos. Nada sabemos sobre os os efeitos a médio e longo prazo do consumo destas drogas. Algumas ou todas elas podem ter efeitos secundários perigosos.

• Algumas podem torná-lo confuso – daí a maior probabilidade de ter um acidente ou tomar riscos perigosos.

• Podem causar ansiedade, ataques de pânico, paranóia ou mesmo doenças psicóticas.

• Muitas são estimulantes (excitantes) que o podem impedir de dormir, deixando-o exausto e mais tarde deprimido.

• Estas drogas podem ter efeitos negativos na saúde mental – muitas das vezes as pessoas sentem-se ‘cansadas da cabeça’ depois de tomar estas drogas.

• Podem ser tóxicas para os seres humanos, mesmo as substâncias ‘naturais’ ou ‘plantas naturais’ podem causar danos como insuficiência renal, coma e mesmo a morte.

Cannabis

Nomes de calão incluem haxixe, boi, merda, marijuana, ganza, erva.

A cannabis é uma planta natural e usada em três formas principais. O tipo mais comum, é chamado resina, que vem em bocados ou blocos de cor escura. Menos comuns são as folhas e caules da planta, chamada de marijuana ou erva. O terceiro tipo, o óleo de cannabis, é raramente visto na Irlanda.

A cannabis é normalmente enrolada com tabaco num ‘charro’ ou ‘em cachimbo’ e fumada, mas também pode ser cozinhada e ingerida.

Efeitos – Ficar ‘pedrado’ com cannabis fá-lo sentir relaxado, falador e feliz. Algumas pessoas sentem que o tempo abranda e dizem também apreciar melhor as cores, os sons e os sabores. Pode-se ficar com grande vontade de comer, chamado de ‘apetite voraz’.

Efeitos secundários – A cannabis pode afectar a sua memória e concentração e pode deixá-lo cansado e com falta de motivação. Se não estiver habituado à cannabis ou usar um tipo mais forte do habitual pode sentir ansiedade, pânico ou confusão. Pode ter delírios ou alucinações.

Riscos – Muitas pessoas consideram a cannabis como uma droga relativamente segura. Mas a investigação demonstra que quem a usa há muito tempo pode sentir dificuldade em controlar o uso da droga e tornar-se dependente. Fumar cannabis aumenta o risco de doença cardíaca e de cancros como o cancro do pulmão e pode também afectar a sua fertilidade. Nas pessoas que possuam problemas de saúde mental subjacentes, o uso de cannabis pode levar à esquizofrenia. Na Irlanda é a segunda droga mais comum detectada nos sistemas de condutores embriagados, depois do álcool.

Ecstasy

Nomes de calão incluem pastilha, droga do amor.

O ecstasy é normalmente feito em laboratórios clandestinos em alguns países europeus. É vendida sobretudo como pastilhas que têm diferentes logótipos ou desenhos. Por vezes as pastilhas de ecstasy podem conter outras drogas e substâncias.

Efeitos – O ecstasy pode fazê-lo sentir-se mais alerta e sintonizado com a sua envolvente. Sente-se feliz e calmo e cria uma sensação de intimidade e proximidade em relação às outras pessoas. Os sons, as cores e as emoções são mais intensos. Você tem mais energia o que lhe permite dançar durante longos períodos de tempo.

Efeitos secundários – A temperatura do seu corpo, tensão arterial e ritmo cardíaco podem subir. Outros efeitos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com