TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro De Distribuição - Transporte, Logística E Gestão Da Cadeia De Suprimentos

Trabalho Escolar: Centro De Distribuição - Transporte, Logística E Gestão Da Cadeia De Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2015  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  991 Visualizações

Página 1 de 13

Centro de distribuição – Transporte, Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos

Trabalho de conclusão que integra as disciplinas de Gestão da Cadeia de Suprimentos,Logística e Transporte,apresentado como requisito para a finalização do semestre.

São Paulo – SP

2014

Agradecimentos

Gostaríamos de agradecer às famílias de cada um dos integrantes do grupo, que com muito carinho e apoio, não mediram esforços para que chegássemos até esta etapa de nossas vidas.

Ao professor orientador, Prof. pela paciência na orientação e incentivo, que tornaram possível a conclusão deste artigo cientifico.

Agradecemos a todos os professores que, nesse trajeto, nos agraciaram com seus conhecimentos e, com toda paciência imaginável e possível, nos ajudaram nesta jornada.

Resumo

Este trabalho pretende abordar alguns aspectos relacionados aos conceitos e às operações observados nos centros de distribuição (CDs), considerando-os como importantes elementos associados à sua utilização no sistema logístico. Ao longo do trabalho, são caracterizados diversos pontos relevantes: a importância da armazenagem na logística, conceitos e funções básicas dos CDs, vantagens em sua adoção e layouts identificados na literatura e no contexto prático. Por último, é apresentado um panorama dos CDs nos diferentes segmentos de mercado, a fim de caracterizar sua utilização em cada setor.

Palavras chave: Logística, Armazenagem, Centros de distribuição

Lista de Figuras

Figura 01 Centro de distribuição ..................................................................08

Figura 02 Funções Básicas do CD................................................................08

Figura 03 Layout de um CD baseado no principio de fluxo...........................13

Figura 04 Layout Baseado no giro dos produtos............................................15

Sumário

1. Introdução...............................................................................................07

2. Definição de Centro de Distribuição ......................................................07

3. Funções Básicas ...................................................................................08

4. Vantagens na adoção do CD no sistema logístico...................................11

5. Layouts.....................................................................................................12

5.1 Layout baseado no princípio de fluxo.....................................................12

6. Utilização de CDs nos diferentes segmentos............................................15

7. Considerações finais.................................................................................19

8. Referências...............................................................................................20

1. Introdução

A distribuição física de produtos constitui-se em permanente desafio logístico. A escolha do posicionamento e da função das instalações de armazenagem é uma definição estratégica. É parte de um conjunto integrado de decisões, que envolvem políticas de serviço ao cliente, políticas de estoque, de transporte e de produção que visam prover um fluxo eficiente de materiais e produtos acabados ao longo de toda a cadeia de suprimentos (LACERDA, 2000).

Atualmente, esta definição tem passado por transformações profundas, envolvendo serviços que vão muito além da tradicional estocagem de curto e médio prazo. As empresas procuram cada vez mais agilizar o fluxo de materiais, comprimindo o tempo entre o recebimento e a entrega dos pedidos, para reduzir os investimentos em estoque. Neste ambiente, o papel da armazenagem está voltado para prover capacidade de resposta rápida e muitos dos serviços executados visam justamente reduzir as necessidades de estoque. Acompanhando esse cenário, o mercado está migrando para a centralização de estoque, facilitando a entrega direta e contínua em cada ponto de venda, fazendo com que os CDs assumam um papel de relevância logística.

O presente trabalho pretende mostrar a importância do CD dentro da logística, por meio da discussão dos principais aspectos relacionados ao tema, como conceituação, funções básicas, vantagens em sua adoção, layouts destacados na literatura associados ao contexto prático e sua utilização nos diferentes setores.

2. Definição de centro de distribuição

O Centro de Distribuição é uma configuração regional de armazém onde são recebidas cargas consolidadas de diversos fornecedores. Essas cargas são fracionadas a fim de agrupar os produtos em quantidade e sortimento corretos e então, encaminhadas para os pontos de venda, mais próximos, como pode ser ilustrado pela Figura 1.

O CD é um conceito moderno, cuja função ultrapassa as tradicionais funções dos depósitos, galpões ou almoxarifados, as quais não são adequadas dentro do sistema logístico. Alves (2000, p.139) aponta uma grande diferença entre os depósitos e os CDs: os depósitos, operados no sistema push, são “instalações cujo objetivo principal é armazenar produtos para ofertar aos clientes”; já os CDs, operados no sistema pull, são “instalações cujo objetivo é receber produtos just-in-time modo a atender às necessidades dos clientes”.

3. Funções básicas

As

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com