TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cadeia Suprimentos

Casos: Cadeia Suprimentos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  1.253 Visualizações

Página 1 de 3

1 – Discuta como um varejista de venda por catálogo como a L.L. Bean pode utilizar o e-business em seu favor.

Resposta: Pelos canais tradicionais, se a empresa quisesse alterar os preços ou inserir descontos, teriam que imprimir novos catálogos e enviar aos clientes potenciais. Já pelo e-business, apenas atualizariam os preços disponíveis no site.

3 – A Amazon.com vende livros, música, artigos eletrônicos, software, brinquedos e produtos para uso doméstico pela internet. Em que categoria de produtos um e-business oferece a maior vantagem em relação a uma rede de lojas convencional? Em que categoria oferece a menor vantagem (ou uma desvantagem potencial nos custos) comparada com uma rede tradicional? Por quê?

Resposta: A vantagem da Amazon no e-business é a redução nos custos de instalação, pois não precisa de uma infraestrutura igual ao varejista e também nos custos de estoque, pois no varejo se faz necessário um estoque maior para armazenagem dos produtos, onde alguns são de incerteza de demanda. Os custos de transportes são uma desvantagem comparados ao varejo, são preços relativamente altos que podem chegar em até 100% agregado ao produto. Outro fator prejudicial para a receita é a pressão da demanda na redução dos preços, onde a Amazon foi líder na oferta de descontos na venda de best-sellers, com 20% da Amazon, com isso as livrarias tradicionais passaram a oferecer 30%. Além disso a empresa compra direto das editoras e outros distribuidores, onde apesar do crescimento das vendas, ocorreu uma perda de 600 milhões.

4 – Por que um e-business como a Amazon constrói mais depósitos à medida que seu volume de vendas cresce?

Respostas: Porque ela não precisa manter grandes estoques de mercadorias que têm saídas esporádicas. Mantém estoque de produtos de grande saída e compra livros menos procurados do distribuidor em resposta ao pedido do cliente. Esse procedimento evita estoque de produtos de pouca saída.

6 – Por que a vantagem do e-business é maior no mercado de informática do que no de livros ou de alimentos?

Resposta: Umas das razões é a relação valor/peso no transporte. As mercadorias dos mercados de livros e alimentos podem ser de valores baixos e grandes volumes que ocupam grandes espaços em caminhões, contraindo maiores custos de manuseio e transporte que os varejistas tradicionais. Precisam retirar os produtos do estoque, entregar ao cliente e depois ressuprir a cadeia. No mercado de informática, a redução nos custos são maiores, como na possibilidade do cliente fazer download de softwares ou mídias, sem custo de transporte.

7 – Por que é difícil para um e-business no setor de alimentos competirem em preço com os supermercados?

Resposta: Porque eleva os custos de processamento. Precisa retirar e entregar o pedido do cliente. Arcar com os custos de entrada em seus centros de atendimento e depois de saída até a residência dos clientes. Na rede tradicional, o cliente se encarrega de retirar da prateleira o que deseja e ele mesmo o transporta até em casa. Os custos de transporte de saída do e-business são desvantagem pois dependem da demanda, e os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com