TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Universitario Anhanguera

Trabalho Escolar: Centro Universitario Anhanguera. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2013  •  2.187 Palavras (9 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 9

Etapa 1 – COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS

Passo 1 a 3

O objetivo desta etapa inicial é analisar o comportamento individual dos donos e funcionários da empresa Pet Glamour, além de avaliar o nível de stress dos gestores. Com a “Tabela de Comportamentos Individuais”, conseguiremos ter uma visão geral de cada integrante do Pet Glamour, contendo seus traços de personalidade e implicação negativa, independente da sua função.

Tabela de Comportamentos Individuais

Passo 4

Relatório

Para conseguirmos fazer a classificação das pessoas através dos traços de personalidade, foi necessária uma análise individual dentro da limitação de informações disponíveis no Dossiê.

Sendo assim, esclarecemos conforme segue, o porque de cada traço escolhido para determinado personagem.

Alba Lorenzão ( Agradabilidade ) : desagradável, antagônica, culpa seu irmão pela queda do faturamento, mesmo sem se interessar em ajuda-lo nos assuntos administrativos. Além disso, não coopera com a organização, desestabilizando a equipe e ambiente de trabalho.

João Maria Lourenzão ( Consciência ) : se demonstra uma pessoa culta, claro, concentrado, organizado, possui preparação para área comercial e é um exemplo típico de trabalhador. Entretanto, falta ser mais “pulso firme” com sua equipe, em especial com sua sócia ( irmã).

Rui Leme ( Consciência ) : reclama constantemente que perde o controle da loja, pois a equipe de banho e tosa não o respeita. Apresenta-se confiável e organizado em relação a sua gerência, porém falta comando e liderança ativa, tanto com a equipe de banho e tosa quanto com as vendedoras.

Anita Túlio Jordão e Léa Júlio Jordão ( Agradabilidade ) : compõe a equipe de banho do Pet Glamour. Mostram-se agradáveis entre si, porém desorganizadas quanto as regras e hierarquia de sua gerência.

Éder Seles ( Aberto à Experiência ) : pessoa que possui talento artístico e muito criativo. Porém tem um excesso de autoconfiança que se torna ponto negativo para a estabilidade na equipe.

Elaine Vésper e Leila Xavier ( Consciência ) : pessoas visivelmente não confiáveis. Alto índice de absenteísmo e péssima assiduidade. O perfil das vendedoras demonstra que a falta de comprometimento é marcante na ocupação de suas funções.

Etapa 2 – MOTIVAÇÃO DE GESTORES

Passo 1

Diante da avaliação feita a finco na Etapa 1, é possível definirmos fatores motivadores e desmotivadores para os gestores do Pet Glamour. Para melhor visualização, segue descrito na “Tabela de Motivação dos Gestores”.

Tabela de Motivação dos Gestores

Personagem POSITIVO NEGATIVO

Alba Lourenzão Boa coordenação Falta de interesse

João Maria Lourenzão Proativo Falta de liderança

Rui Leme Percepção apurada Falta de comando

Avaliação através do TESTRESS

Passo 2

Agora iremos analisar o grau de stress dos gestores do Pet Glamour através do “TESTRESS”.

“O stress muitas vezes é uma reação de defesa do nosso organismo. Por este motivo muitas vezes ocorre o “stress gerencial” que é quando o individuo sofre constante pressão e cobrança das outras diretivas envolvidas”.

Esther Cabado Modia – Doutora em Psicologia

Através do resultado do TESTRESS é possível notar que os sócios proprietários se encontram emocionalmente alterados. No caso do gerente, o mesmo se encontra dentro da normalidade emocional, mesmo que isto comprometa seu desempenho na empresa.

A descrição dos testes se encontram no Anexo 1.

Passo 3

Relatório

Nesta etapa conseguimos visualizar como se encontra o perfil dos gestores da Pet Glamour.

Fatores positivos como boa coordenação, proatividade, percepção apurada entre outros, fazem com que o negócio ainda esteja funcionando. Entretanto, os pontos fracos como falta de interesse, falta de liderança e falta de comando, colocam o empreendimento em sinal de alerta. Estes pontos fracos, deverão ser trabalhados o mais rápido possível, evitando que seja desencadeado um processo de falência por má administração.

Além disso, o TESTRESS nos ajudou a visualizar o perfil psicológico dos gestores. É possível notar que a parte gerencial/administrativa precisa de ajuda para que ocorra uma estabilização e a equipe consiga entrar em harmonia. Uma vez que isto acontecer, é possível enxergar uma oportunidade de estabilidade da empresa.

Acreditando ter tido apenas uma visão parcial do Pet Glamour, estaremos trabalhando no decorrer da ATPS para identificar situações e criar soluções adequadas para que a empresa se mantenha em atuação no mercado de trabalho.

Etapa 3 – FORMAÇÃO DE GRUPOS

Passo 1

Agrupamento da Equipe Pet Glamour

Após leitura e análise do artigo “Definindo e classificando grupos – a formação de grupos”, verificamos que mesmo em uma instituição com poucos funcionários é possível ocorrer a formação de grupos formais e informais. Sendo assim, dentre o solicitado na Etapa 3 – Passo 1 – item 2, respondemos aos questionamentos :

2.1. Como os funcionários se agrupam dentro da empresa?

No Pet Glamour existem 3 grupos: Grupo de Amizade, Grupo de Comando e Grupo de Tarefa. O Grupo de Amizade é composto por Alba e João que através de uma aliança social compartilharam o sonho de abrir um negócio próprio. Os outros grupos são dois extremos, onde conseguimos incluir a gerência do Pet ( Rui ) e os seus subordinados (Anita, Lea, Eder, Leila e Elaine ).

2.2 Como são os agrupamentos formais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com