TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cerveja

Artigos Científicos: Cerveja. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  1.195 Visualizações

Página 1 de 2

A)O mercado brasileiro de cerveja é composto em sua maioria pela população jovem de baixo poder aquisitivo. As classes “C”, ”D” e “E” são responsáveis por mais de 70% do consumo total e as mulheres, respondem cerca de 1/3 do consumo brasileiro de cervejas.

Os números de mercado confirmam a mudança no padrão do consumo dos bebedores. Em 2008, as cervejas especiais movimentaram 409 milhões de reais, representando 5% do mercado nacional.

O mercado de cerveja no Brasil está passando por um momento de transição, se as grandes cervejarias estão aumentando suas vendas e lucros, as micro cervejarias e as importadas ganham sua importância no cenário da cerveja no Brasil.

Terceiro maior produtor mundial de cerveja são 13 bilhões de litro/ano, 4° maior consumidor em volume e com consumo per capita de 57 litros anuais.

Com aumento significativo nas classes A e B, principais consumidores desse tipo de cerveja. O consumidor, cada vez mais exigente, busca explorar novos sabores e experiências. Conhecidas como cerveja “Super Premium”, as vendas aumentaram em 20% no ano de 2011, contra 3% do mercado geral de cervejas. Enquanto a classe C consome as grandes marcas, as classes A e B buscam diferenciação. O público das cervejas artesanais é majoritariamente masculino, com idades entre 18 anos e as mulheres que consome têm entre 30 e 65 anos.

B) O consumo de cerveja no Brasil apresentou crescimento praticamente constante na década de 1985 a 1995, com exceção de 1992, ano no qual o poder de compra da população foi fortemente comprimido em função das quedas consecutivas de renda per capita brasileira nos anos de 1990, 91 e 92 e fundamentalmente, pela implementação do Plano Collor, o qual confiscou a poupança de milhares de brasileiros, diminuindo assim a liquidez do mercado.

Com o Plano Real em 1994 e o consequente aumento de poder de compra da população a demanda por cerveja reagiu, pois incorporou novos consumidores, principalmente do tradicional mercado de aguardente. A produção retomou a trajetória de crescimento atingindo 80 milhões de hectolitros (8 bilhões de litros) e consumo per capita recorde de 50 litros/ano em 1995.

Após este boom, a década seguinte (1995 a 2005), no entanto não representou o mesmo bom desempenho. Com níveis de consumo praticamente estagnados, a variação do consumo entre 1995 e 2004 foi apenas 6% tendo subido de 80 para 85 milhões de Hl e o consumo per capita estacionado em torno dos 50 litros/ano.

Atualmente o mercado nacional vem sofrendo um processo de diversificação muito grande.

Grandes empresas vêm trazendo para o país cervejas importadas, e pequenas cervejarias começam a aparecer em diversos pontos do país.

No início da década passada, o mercado estava praticamente dividido em três empresas, onde somente a Ambev correspondia a aproximadamente 78% (ano de 1995) do mercado nacional, e as pequenas cervejarias correspondiam a somente 1,5% (ano de 1995). Hoje se percebe que estes valores estão mudando.

Fonte: Veja abril.com. br

www.clubeer.com.br

http://pt.wikipedia.org/wiki/Cervejaria

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com