TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

China Antiga

Exames: China Antiga. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.353 Palavras (6 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 6

A China foi uma das primeiras civilizações da humanidade. Segundo lendas e tradições chinesas, o Vale do Rio Amarelo era habitado por agricultores e artesãos desde 3.000 a.C. Cultivavam milho e criavam animais, como cães, porcos e cabras. Sabiam fundir o bronze para fabricar armas e outros utensí¬lios.

A arquitetura da China é tão antiga quanto a civilização chinesa. Ao longo da vasta área do território chinês ao japonês, da Manchúria à metade norte da Indochina francesa, o mesmo sistema de construção é predominante, e esta foi a área de influência cultural chinesa.

O estilo arquitetônico da civilização chinesa antiga surge de caracterí¬sticas regionais, modos de produção econômica, crenças religiosas, hábitos cotidianos e padrões culturais.

Os chineses usaram a madeira como o principal material de construção por milhares de anos.

Algumas caracterí¬sticas arquitetônicas especiais resultaram do seu uso: a determinação do espaçoo interior pela armação estrutural de madeira dando profundidade e largura, o desenvolvimento da técnica de aplicar vernizes à estrutura para preservá-la -- Estes em cores fortes e brilhantes, tornando-se caracterí¬stica chave da tradicional arquitetura chinesa -- e a técnica de construir uma plataforma para prevenir danos devido à umidade.

A pedra foi o material escolhido para a construção de grandes obras de arquitetura e engenharia tanto de caráter civil como militar. Entre elas, A Grande Muralha e os templos rupestres budistas onde câmaras e capelas de culto budistas, celas e outras dependências para a vida dos monges, foram escavadas em rocha viva.

Gruta Yungang

Qualquer conjunto arquitetônico chinês, seja civil ou religioso apresenta axialidade e simetria, determinadas pela existência de um eixo principal de disposição Norte-Sul onde se situam os edifícios e pátios mais importantes, e que servem de ponto de partida na distribuição simétrica e na hierarquia dos pátios e dependências de valor secundário.

Configuração da Cidade Proibida

Tumba de Qin Shi Huang

O complexo do mausoléu foi construí¬do para servir como um palácio ou corte imperial. O projeto é uma miniatura da antiga capital, contando com uma cidade exterior, uma cidade interior, e a própria câmara subterrânea. Cada parte tinha seus respectivos edifí-cios, tais como aqueles da capital e cercado por uma muralha com diversos portões.

De acordo com o historiador Sima Qian (100 a.C.), o imperador foi enterrado em 210 a.C. juntamente com grandes tesouros e objetos artísticos, e ainda com uma réplica do mundo onde pedras preciosas representavam os astros, pérolas representavam os planetas, e lagos de mercúrio representavam os mares. Pesquisas recentes detectaram altos ͬndices de mercúrio no solo, comprovando o historiador.

Réplica do mundo

As obras precisaram da participação de 700 mil súditos e se prolongaram por 40 anos. A tumba que fica sob uma pirâmide de terra com 76 metros de altura e 350 metros quadrados de área, não foi explorada por se temer que a erosão provocada pelas chuvas possa danificá-la.

O Exército de Terracota

O exército de guerreiros e corceles de terracota, considerado a oitava maravilha do mundo, foram descobertos por pura casualidade.

Em 1974, enquanto uns vilarejos estavam escavando poços, desenterraram vários fragmentos de cerâmica, acontecimento a que não deram maior importância. Porém quando foram jogá-los fora, chegou um especialista em proteção de relíquias culturais. Após examinar os fragmentos de cerâmica, compreendeu que se tratava de uma descoberta muito importante e informou de imediato ao departamento distrital de relíquias culturais. As fisionomias dos guerreiros, chamam a atenção por sua diversidade e naturalidade, qualidades que mostram o alto ní¬vel alcançado pela escultura chinesa nos tempos da Dinastia Qin.

As figuras eram fabricadas em oficinas por artesãos do governo. Foram feitos em partes que eram unidas depois da queima e não em uma peça só. As figuras eram em tamanho e estilo natural, cerca de 1,80 metros. Variavam em peso, indumentária e penteado e eram então colocadas em seu lugar, em formação militar, de acordo com sua patente e posto.

A pintura da face, expressão facial individualizada e as armas e armaduras reais utilizadas criavam uma aparência realista e mostravam a qualidade do trabalho e a precisão envolvida na sua construção. Demonstram também o poder de um monarca que podia ordenar a construção de tão monumental empreita.

A Muralha da China

A grande Muralha da China foi construí¬da como um mecanismo de autodefesa e seu objetivo militar era de impedir a entrada de tribos nômades oriundas da Manchúria e da Mongólia. Foi construí¬da aproveitando a caracterí¬stica geográfica das montanhas, formada por muros, passagens, fortalezas e torres. A Grande Muralha não consiste em um só muro, mas em vários muros construídos em épocas diferentes, abrangendo muitas dinastias. A muralha mais antiga é do Reino Chu (688-292, antes de Cristo) da Dinastia Zhou do Oeste. Para proteger a muralha, guardas que habitavam as fortalezas e torres, ao avistarem inimigos passavam a informação de uma torre para a outra através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com