TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida De Um Produto

Trabalho Escolar: Ciclo De Vida De Um Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  3.247 Palavras (13 Páginas)  •  725 Visualizações

Página 1 de 13

1 INTRODUÇÃO

Quando um produto é colocado no mercado pelos administradores de uma empresa, e esperado que este produto tenha uma duradora e rentável vida útil. No entanto se sabe que nem sempre o produto venderá como esperado e necessário, pois ele possui um ciclo de vida.

O ciclo de vida possui varias etapas/fases e além de existir varias estrategias de produto, preço, praça e promoção que podem ser adotadas e também aplicadas em cada uma das fases e/ou etapas do ciclo de vida do produto.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 As etapas/fases do ciclo de vida dos produtos.

De acordo com Kotler (2006), um produto é qualquer artigo que tenha como objetivo dar satisfação a uma necessidade específica de um consumidor. No entanto, um produto pode ser um bem ou seja algo tangível ou um serviço ou uma marca neste caso algo intangível. Resumindo, qualquer unidade que possa vendida, como uma ideia, é considerado um produto. Um produto permanecerá ativo no mercado desde que supra às necessidades dos consumidores, sendo de fácil perceptível ou não objetivas, mas que o incluiam dentro de um grupo ou estilo de vida.

A definição de ciclo de vida do produto ou CVP aparece uma vez que o mercado, os consumidores e os concorrentes estão em frequente mudança, exigindo estratégia de posicionamento e diferenciação das empresas para garantir seu sucesso através do gerenciamento do volume do investimento em cada etapa do ciclo de vida.

Segundo Kotler (2006), quando diz que um produto tem um ciclo de vida é necessário ter em mente os seguintes fatores:

Os produtos têm ciclo definido e limitado.

As vendas dos produtos passam por fases diferentes, cada um deles com desafios, oportunidades e problemas diferentes para as empresas.

Os lucros variam subindo e descendo nos diferentes estágios do ciclo de vida do produto.

Os produtos precisam de alternados métodos de produção, financeira, marketing, compras e recursos humanos de acordo com cada estágio do seu ciclo de vida.

Existem alguns conceitos que definem as fases da CVP que s estão listados abaixo;

1ª Fase- Desenvolvimento/Planejamento do Produto: é quando se tem a ideias e inicia-se todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Nesta fase, o produto não se encontra ainda no mercado, apesar de não ser vendido o seus custos de investimentos são cada vez maiores.

2ª Fase- Introdução/Lançamento: neste momento o produto é colocado no mercado, no qual suas vendas vão aumentando lentamente. Nesta fase não se tem lucros, pois, se tem muitos custos relacionados a tecnologia, propaganda, distribuição e embalagem/design para se colocar o produto no mercado.

3ª Fase- Crescimento: momento que o produto é rapidamente absorvido pelo mercado e os rendimentos desta fase vão aumentando. Significa que uma parcela dos consumidores têm conhecimento da existência do produto o que aumenta o volume de vendas, ajudando o aparecimento da economia de escala. Nesta fase é que aparecem os concorrente, fazendo com que haja investimento da empresa em diferenciação para que não se perca o nicho do mercado que já se conquistou. Aumentando a oferta os preços caem com isso a empresa recupera o capital investido e o lucro aumenta.

4ª Fase- Maturidade: é quando se tem um pequeno crescimento nas vendas do produto. O lucro se torna mais linear ou decresce, pois, nessa fase o empresa tem mais gastos para concorrer com os produtos dos concorrentes.

5ª Fase- Declínio: nesse período as vendas começam a cair levando consigo os lucros. As vendas caem pois o produto alcança sua obsolência no mercado e assim é substituído pelo concorrente com mais inovação. A empresa neste momento cessa seus investimentos em distribuição, propaganda, e desenvolvimento começa a repensar qual o melhor momento de retirar o produto do mercado ou fazer o seu reposicionamento em outro nicho.

O período que o produto fica em cada fase e muito mutável, uns permanecem muito tempo na fase de desenvolvimento, outros o momento da maturidade é muito grande em outros o declínio se mostra mais demorado. Na realidade é difícil se estabelecer o período que durará cada fase ou se estabelecer com certeza o período em que houve mudança por parte do produto de estagio, bem como estabelecer os fatos que mostram essa mudança.

Ao notarem que um de seus produtos iniciou na fase de declínio, algumas empresas, fazem uma intensa divulgação, promovem modificações importantes no produto e tentam reposicioná-lo na fase de crescimento.

Para entender melhor o Ciclo de Vida do produto é importante conhecer os três fatores mais primordiais em detrimentos ao comportamento do produto no mercado em que este esta inserido. Estes fatores se encontram listados abaixo:

1º fator é o Estilo; o estilo se mantem por varias gerações entrando e saindo de moda a cada período. O estilo tem um ciclo de vida com vários momentos de renovação de interesses. Um exemplo é o estilo rustico de casas que por vezes esta em evidencia.

2º fator é a Moda: é um um estilo que em determinada época é mais aceito pela população. Geralmente os produtos da Moda tem um crescimento lento e uma etapa de declínio gradual. São exemplos as roupas de décadas anteriores que voltam a ser usadas.

3º fator é o modismo: o modismo é quando a moda chega rapidamente, alcança o seu ápice em muito pouco espaço de tempo, seu aceitamento e entusiasmante mas sua queda e de forma muito rápida. São exemplos o Tazo, as figurinhas temáticas, o bate-bate, entre outros.

Com o passar do tempo e a grande evolução da sociedade em seus hábitos de consumo, novas conveniências surgem e em consequência os produtos aparecem para supri-las. O administrador precisa sempre estar atento e por dentro do mercado e na sociedade com o intuito de melhor gerir o portfólio de produtos isso fara a diferença para o futuro da empresa e do mercado que ela esta.

2.2 estrategias de produto, preço, praça e promoção adotadas nas etapas do ciclo de vida do produto.

Inicialmente, vale lembrar que as organizações usam diversas ferramentas e mecanismos com objetivo de posicionar seus produtos e serviços no mercado, especialmente no que diz respeito à alcance de novos clientes e à manutenção dos já conquistados.

No entanto, é defendido por Las Casas (2006), que se uma empresa tem o desejo de se ter posição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com