TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida Do Produto

Trabalho Escolar: Ciclo De Vida Do Produto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2014  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

Ciclo de Vida de um Produto

É lançado um produto no mercado, dessa forma, os administradores esperam que a vida útil do produto seja longa e produtiva, no entanto, sabem que o produto possui um ciclo de vida, ou seja, os consumidores não compraram esse produto eternamente. Dessa forma, o ciclo de vida de um produto é evidenciado através de cinco estágios.

O Desenvolvimento do produto é a primeira etapa, e é quando a empresa tem a idéia e começa todo o estudo de viabilidade, produtividade e desenvolvimento. Neste período, o produto ainda não está no mercado, portanto, suas vendas estão zeradas e os custos de investimentos são crescentes.

Temos também a Introdução que é a segunda etapa e diz respeito ao período em que o produto é lançado no mercado, quando as vendas vão crescendo lentamente, Cumpre ressaltar que nessa fase não há lucros, em virtude dos custos para colocar este produto no mercado.

Em seguida temos o Crescimento, que nada mais é que o período de aceitação do produto pelo mercado, gerando dessa forma lucros crescentes.

A quarta fase diz respeito à Maturidade, ou seja, é um período que ocorre uma baixa de crescimento nas vendas, é o ápice que o produto atingi.

Por fim, temos a quinta e ultima fase que é denominada de Declínio, essa fase é caracterizada pela queda das vendas, como dos lucros.

O tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o produto mudou de estágio, bem como determinar os fatores que identificam essa mudança.

Algumas empresas, ao perceberem que um de seus produtos entrou na fase de Declínio, promovem intensa divulgação, fazem modificações substanciais no produto e tentam posicioná-lo para o estágio de crescimento.

Logística Reversa

Ressalta-se que a logística reversa teve sua regulação com a implementação da lei 12.305 de 2/08/2010, dessa forma, logística reversa pode ser definida como “instrumento de desenvolvimento econômico e social caracterizado por um conjunto de ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial, para reaproveitamento, em seu ciclo ou em outros ciclos produtivos, ou outra destinação final ambientalmente adequada”. É uma importante ferramenta, pois está ligada diretamente com a responsabilidade ambiental, pois possibilita a reutilização e redução no consumo de matérias primas.

Ressalta-se que a vantagem dessa política de logística reversa, beneficia tanto a sociedade como o meio ambiente, como por exemplo, permite o retorno de resíduos sólidos para a empresa de origem, evitando dessa forma, que tais possam poluir o meio ambiente, outro exemplo, é o fato da economia nos processos produtivos das empresas, pois os resíduos entraram novamente na cadeia produtiva, o que diminuirá o consumo de matérias primas.

Cumpre ressalta-se a importância da logística reversa, pois com a sua implementação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com