TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciclo De Vida Dos Produtos

Trabalho Universitário: Ciclo De Vida Dos Produtos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/5/2014  •  1.025 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

2 DESENVOLVIMENTO

O ciclo de vida dos produtos.

O ciclo de vida de um produto começa, quando os administradores de uma empresa lançam um produto, esperam que sua vida útil seja longa e produtiva. Contudo, eles sabem o produto não venderá para sempre, ou seja, ele possui um “ciclo de vida”. Este ciclo é evidenciado através de quatro estágios: Introdução, crescimento, maturidade e declínio.

O tempo que um produto permanece em cada uma das fases acima é muito variável, alguns ficam muito tempo em Desenvolvimento, outros tem um período de Maturidade muito grande e para outros, o Declínio é a fase mais demorada. Na prática pode ser difícil prever o tempo que durará cada fase ou identificar com certeza o período em que o produto mudou de “estágio”, bem como determinar os fatores que identificam essa mudança. O ciclo de vida, do produto, é que tem como objetivo identificar e escrever momento em que é introduzido no mercado até ao momento em que dele é retirado.

2.1 CARACTERÍSTICAS DE CADA FASE.

Introdução: neste momento o produto não é conhecido, por isso, as vendas são ínfimas não há grande geração de receita, além disso, o gasto em manutenção do produto é alto, o que provoca o prejuízo. São necessárias grandes margens para suportarem as despesas com propaganda, imprescindíveis para a obtenção de crescimento. Assim, é preciso visão a longo prazo, pois o lucro é ainda inexistente neste estágio, em virtude das grandes despesas com a introdução do produto.

Crescimento: acontece quando o mercado passa a reconhecer o produto o que provoca o aumento das vendas. Concorrentes começam a lançar seus modelos, esta competição por mercado somada a economia de escala vai provocar a diminuição do preço. A rentabilidade começa a aumentar, é um período de rápida aceitação de mercado, e melhoria substancial no lucro. O mercado apresenta uma abertura à expansão que deve ser explorada. As ações de marketing buscam sustentação e as repetições de compra do consumidor, como o uso de promoções.

Maturidade: quando o volume de venda alcançam seus limites e se estabilizam, os preços e os custos tendem a cair, os lucros diminuem e a concorrência aumenta, há a redução no crescimento das vendas, porque o produto já foi aceito pela maioria dos consumidores potenciais. Este estágio fica evidente quando alguns concorrentes começam a deixar o mercado, a velocidade das vendas é dramaticamente reduzida e o volume de vendas se estabiliza.

Declínio: os volumes caem drasticamente, os preços diminuem visando manter os volumes altos, o lucro diminui sensivelmente e o número de concorrentes cai. Ainda acrescentam um estágio entre a maturidade e o declínio, chamado de Saturação que representa o momento do ciclo que a diferença de preço entre os concorrentes desaparece.

Outros ainda querem acrescentar a fase de desenvolvimento de produto que antecederia a introdução, seria a fase em que o produto está sendo elaborado.

É valido ressaltar que muitos produtos não passam por todo o ciclo. Kotler afirma que alguns produtos morrem antes de chegar à maturidade ou até mesmo no primeiro estágio por erro de estratégia ou posicionamento de mercado.

2.2 EXTRATÉGIAS DE CADA FASE.

Introdução:

• Produto: Definição de identidade e valores da nova marca/produto;

Definição dos níveis de qualidade pretendidos; Proteção e registo da marca, patentes e competências específicas adquiridas.

• Preço: Pode seguir-se um de dois caminhos: Definir um preço reduzido para obter um rápido crescimento da quota de mercado, ou; em alternativa, pode definir-se um posicionamento de preço elevado para amortizar mais rapidamente os custos de investigação e desenvolvimento.

• Praça: A distribuição é seletiva nos canais escolhidos, até existirem níveis satisfatórios de aceitação do produto por parte dos retalhistas e consumidores.

• Promoção: Implementação de estratégias de comunicação que visem aumentar a notoriedade do produto; - Campanhas e ações que visam envolverem os potenciais consumidores em torno dos benefícios da marca/produto.

Crescimento:

• Produto: Manutenção dos níveis de qualidade do produto/serviço;

• Preço: O preço é mantido uma vez que a empresa beneficia de uma fase em que a procura continua crescente devido aos reduzidos níveis de concorrência.

• Praça: Alargamento dos canais de distribuição em sintonia com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com