TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Cidade e montanhas - Personagens

Seminário: Cidade e montanhas - Personagens. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Seminário  •  690 Palavras (3 Páginas)  •  390 Visualizações

Página 1 de 3

A Cidade e as Serras - Personagens

JACINTO – O protagonista, português residente em Paris, entusiasta da vida urbana, das inovações tecnológicas e da ciência; características que vão se alterar drasticamente durante a história.

JOSÉ FERNANDES – Narrador-personagem, amigo de Jacinto desde os tempos de estudante, quando os dois moravam em Paris.

JACINTO GALIÃO – Também chamado dom Galião. Avô de Jacinto.

CINTINHO – Pai de Jacinto, homem de saúde frágil e temperamento sombrio.

GRILO – O mais antigo criado de Jacinto, negro que desde a infância acompanha o patrão. Havia sido levado a Paris por dom Galião.

JOANINHA – Prima de Zé Fernandes, camponesa portuguesa saudável e rústica.

Último livro de Eça de Queirós, A Cidade e as Serras aponta problemas da vida urbana.Foi publicado em 1901, um ano após a morte do autor português. É um romance denso, belo, ao longo do qual Eça de Queirós ironiza os males da civilização, fazendo elogio dos valores da natureza.

A obra não estava inteiramente acabada. Faltava a revisão que Eça dedicava a seus romances antes de publicá-los. Ainda assim, é considerado um dos mais importantes livros do escritor.

A Cidade e as Serras encaixa-se no realismo. O narrador-personagem, José Fernandes, conta a história de seu amigo, Jacinto, que vivia infeliz em Paris (apesar de rodeado por riqueza e desenvolvimento). Em dado momento, ele larga tudo e se muda para uma região provinciana de Portugal, onde reencontra sua vitalidade. Essa transição marca o contraponto entre a cidade e as serras. O livro destaca uma relação entre as elites e as classes inferiores na qual as elites promoviam as inferiores socialmente, como faz Jacinto ao reformar sua propriedade no campo e melhorar as condições vida dos trabalhadores.

Por meio do personagem central, Jacinto de Tormes, que representa a elite portuguesa, a obra critica-lhe o estilo de vida afrancesado e desprovido de autenticidade, que exalta o progresso urbano e industrial e se desenraiza do solo e da cultura do país.

ENREDO

A narrativa inicia-se com a história de dom Galião, grande proprietário que, ao escorregar numa casca de laranja, é socorrido pelo infante dom Miguel. Desse dia em diante, o rechonchudo velho torna-se partidário fanático do príncipe. 

Em 1831, dom Pedro retorna do Brasil para assumir o trono português, destronando seu irmão, dom Miguel. Indignado, dom Galião muda-se de Portugal para Paris, levando consigo Grilo, futuro criado de Jacinto. 

Em Paris, o filho de dom Galião, Cintinho, torna-se uma criança doente e tristonha. Quando adulto, seu aspecto não melhora. Em sua única decisão prefere ficar em Paris e casar-se com a filha de um desembargador a ir tratar-se no campo. Conclusão: morre três meses antes de nascer Jacinto, seu único filho. 

Jacinto cresce como um menino forte, saudável e inteligente. Na faculdade, seu colega Zé Fernandes (o narrador) o apelida de “Príncipe da Grã-Ventura”. Em Paris, andavam em moda as teorias positivistas, das quais o protagonista se revela entusiasta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com