TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciecia E Pesquisa

Artigo: Ciecia E Pesquisa. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2014  •  1.195 Palavras (5 Páginas)  •  372 Visualizações

Página 1 de 5

Atividade de avaliação a distância 1 (AD1)

Nome do aluno:

Disciplina: Ciência e Pesquisa

Professor: Célio Alves Tibes Junior

Data: 23 de agosto de 2009

Referente às unidades: 1 e 2

Orientações e critérios de correção

 A linguagem utilizada em todos os textos das atividades deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta.

 É importante que você expresse sua compreensão, elaborando, sobre cada resposta, um raciocínio bem fundamentado.

 As respostas que apenas se limitam a transcrever trechos do livro didático serão desconsideradas. As transcrições do livro didático e de outras fontes deverão ser feitas conforme as regras da ABNT . (Acesse o PDF do livro didático: Trabalhos acadêmicos na Unisul: http://www.unisul.br/content/site/biblioteca/apresentacaografica.cfm e veja como realizar citações e referências).

 Copias parciais ou integrais da INTERNET sem a devida citação serão desconsideradas sem o direito ao refazer.

 Em caso de atividades iguais, todos os envolvidos receberão nota ZERO, e não terão oportunidade de refazer, independente da data de envio. Tendo em vista que esta etapa é individual.

 Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.

 Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA). Publique na ferramenta AVALIAÇÃO.

 Não serão aceitas avaliações enviadas por e-mail e depois do prazo final estipulado no cronograma da disciplina (sugerimos o envio com no mínimo 5 dias de antecedência antes do prazo final).

 Consulte o Plano de Ensino da disciplina para conhecer mais detalhadamente os critérios de correção desta Avaliação, antes de respondê-la.

 O peso desta AD é 9,0. Somado ao 1,0 ponto da AD início completa o peso 10,0 para a AD1.

OBS: Dúvidas em relação ao enunciado das questões ou do conteúdo do livro didático devem ser enviadas pela ferramenta PROFESSOR.

Boa avaliação!

1) Analise atentamente a situação criada na figura abaixo (tira da Mafalda) e depois responda. (2,0 pontos)

Fonte: http://clubedamafalda.blogspot.com/2007_01_01_archive.html

Escreva abaixo qual é o tipo de conhecimento preponderante no conteúdo da figura. Depois justifique comentando duas características que confirmem o referido conhecimento.

O conhecimento preponderante é o:

O conhecimento popular ou do senso comum

Justificativa:

O conhecimento popular ou do senso comum é “[...] aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico, mas provém do ‘viver-e-aprender’, da experiência de vida” (RAUEN, 1999, p. 8). Acredito que seja este tipo de conhecimento porque ser extremamente complicado explicar porque estamos aqui e para que estamos, com isso o viver-e-aprender faz com surja resposta baseadas em experiências que adquirimos no dia dia.

2) Leia com atenção os dois textos abaixo e depois responda. (2,0 pontos)

COMO FAZER UMA BOA PIPOCA?

Coloque óleo numa panela, depois o milho e deixe ir fritando e vá mexendo a panela para que o milho frite por igual. Ao primeiro estouro, com o óleo já em temperatura elevada, tampe a panela e enquanto não houver o "terremoto" vá girando de leve a panela, em seguida é só esperar o fim do estouro. Depois do milho virado pipoca, coloque sal a gosto e coma.

EXPLICAÇÃO PARA O MILHO-PIPOCA ESTOURAR

A explicação para o milho-pipoca “estourar” está na fina cápsula que envolve o endosperma do grão. A película do milho-pipoca funciona como uma espécie de parede rígida, semelhante a um reator sem válvulas, que se rompe quando a pressão interna aumenta, por causa do calor que é transferido para o interior do grão (DALBELLO et al., 1995). Essa película é três vezes mais eficiente na condução de calor para o endosperma que a película do milho comum. Isso se deve à distribuição das fibras de celulose que a formam; no milho-pipoca essa distribuição é feita de forma regular, quase num arranjo típico de cristal, enquanto no milho comum elas se organizam de modo amorfo. Outro resultado da distribuição das fibras de celulose é que a resistência da película do milho-pipoca é quatro vezes superior à do milho comum, o que lhe permite suportar maiores pressões sob as mesmas condições (SILVA, VIDAL; MARTINS, 1993).

Tomando por base as formas de conhecimento, estudadas na unidade 1, escreva objetivamente qual é a diferença fundamental que se evidencia entre os conteúdos dos textos, relacionando, para isso, duas características que confirmem esta diferença.

O primeiro texto: Conhecimento popular ou do senso comum, pois é uma receita de como fazer pipoca, adquirida com experiência do dia-a-dia e passada para as outras gerações.

O segundo texto: Conhecimento Científico, pois existe citações de pesquisadores.

3) Analise a seguinte situação-problema e depois responda. (3,0 pontos)

Você estudou na unidade 2 as principais características do conhecimento científico (verificável, factual, objetivo, racional, preditivo,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com