TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Contabes

Artigo: Ciencia Contabes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  1.519 Palavras (7 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 7

SUMÁRIO

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 CONCEITO DE ORÇAMENTO 4

2.2 ORÇAMENTO GERAL 4

2.3 ORÇAMENTO FLEXÍVEL 4

2.4 VANTAGENS DO ORÇAMENTO PARA A GESTÃO 4

2.5 QUESTÕES TRIBUTÁRIAS PARA O ORÇAMENTO 4

2.5.1 Isenção e imunidade tributária 4

2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 4

2.6.1 Balanço Patrimonial 4

2.6.2 DRE 4

2.6.3 DFC 4

2.7 ORÇADO X REALIZADO 4

2.7.1 Comparação do orçado com o realizado com a utilização dos métodos quantitativos 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1- INTRODUÇÃO.

O objetivo dessa matéria é mostrar as empresas por uma perspectiva administrativa, por um enfoque de gestão empresarial. Iremos estudar nesta disciplina, ás áreas de decisão do gestor ou administrador financeiro mostrando de que forma fazer um orçamento, planejamento, toma de decisões juntamente com os gestores.

2.0 - DESENVOLVIMENTO

2.1 Conceitos de Orçamento

Orçamento representa uma atividade econômico-financeira que parte das determinações e análise dos eventos relevantes do passado e das condições empresariais presentes para projetar o desempenho futuro da empresa como um todo. O orçamento gera um plano de operações para atingir determinado objetivo mediante a alocação coordenada dos recursos e meios disponíveis em certo espaço de tempo. (Bazoli Nunes Thiago Administração Financeira e orçamentária) pag. 42

Fonte: Unopar 2013

2.2 Orçamentos Geral

O orçamento é um instrumento fundamental para a empresa, independente de seu porte e ramo de atividade, pois é um plano estratégico que estabelece metas para um determinado período, conduzindo a empresa aos seus objetivos. Quando uma empresa opta por elaborar um orçamento, além do levantamento dos dados e agrupamento dos mesmos, é necessário um acompanhamento mensal das variações dos orçamentos.

Fonte: Unopar 2013

2.3 Orçamento Flexível

Existem grandes variações entre o orçamento e o desempenho real da empresa. Isso ocorre porque o orçamento é feito com base num determinado volume de operação que muitas vezes difere das operações reais.

Para essas variações foram desenvolvidos procedimentos que ajustam os valores orçados aos níveis reais de operação. O orçamento que contém, além dos valores totais, informações unitárias para os itens variáveis, é qualificado como flexível ou variável, onde os limites totais de despesas variam em função do nível de operações adotado.

Fonte: Unopar 2013

2.4 Pontos Positivos do Orçamento para Gestão

O orçamento coloca o planejamento em primeiro plano na mente dos administradores, já que os administradores ou gestores, ao atingirem as metas orçamentárias estão automaticamente cumprindo o planejado, tendo em vista que o orçamento é uma forma de implementar o planejamento.

Quando bem implementado e executado, o orçamento pode possibilitar aos gestores verificar, oportunamente, as estratégias necessárias para a produção e colocação de seus produtos e serviços no respectivo ambiente de demanda e com as exigências estabelecidas pelos consumidores. Isto porque o orçamento, quando bem acompanhado, pode identificar vieses em relação ao planejado, de forma clara e matemática, possibilitando uma ação rápida da gestão empresarial.

Segundo Horngren (1981, p. 117).

Fonte: Unopar 2013

2.5 As questões Tributária para Orçamento

O orçamento empresarial é uma ferramenta importante de planejamento e controle para muitas empresas, pois, sua maior finalidade é ajudar colocar em prática as decisões tomadas, identificando e melhorando os pontos de maior relevância gerencial.

Aplicando o orçamento empresarial baseado na legislação tributária temos em mãos uma ferramenta poderosa para a redução da carga tributária, ou seja, levando em conta as alíquotas de cada regime tributário podemos sem cometer infrações fiscais ter uma queda relevante no recolhimento de alguns tributos como PIS (Programa de Integração Social), COFINS (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social), IRPJ (Imposto de Renda Pessoa Jurídica) e CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Liquido).

É importante esclarecer que o orçamento empresarial voltado à gestão tributária é bem diferente da sonegação fiscal, pois se trata de ações que reduzirão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com