TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencia Dos Materiais

Artigos Científicos: Ciencia Dos Materiais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/11/2014  •  2.042 Palavras (9 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 9

FACULDADE DE TECNOLOGIA TECBRASIL

Credenciado pela Portaria Ministerial n°3389 D.O.U. 09/12/2002

RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE CIENCIA DOS MATERIAIS

CARACTERIZAÇÃO DE POLÍMEROS

Nomes: Jonaina Reckziegel, Regina Faraon e Tainara Godinho

Professor(a): Luciane Calabria

Disciplina: Ciência dos Materiais

Data: 10/09/2014

INTRODUÇÃO

Por meio deste trabalho viemos demonstrar de forma teórica a pratica obtida no laboratório de química para a disciplina de ciência dos materiais.

Para a realização de todos os ensaios utilizamos o polímero ABS. Acrilonitrila butadieno estireno, cuja sigla ABS deriva da forma inglesa acrylonitrile butadiene styrene, é um copolímero composto pela combinação de acrilonitrila, butadieno e estireno. A sua fórmula química é (C8H8•C4H6•C3H3N)n, e a proporção exata de cada componente na composição do copolímero depende da utilização final do produto para que este se destina. O resultado físico deste copolímero é um material termoplástico rígido e leve, com alguma flexibilidade e resistência na absorção de impacto, muito comum na fabricação de produtos moldados para usos diversos. Esta resina sintética termoplástica pode assumir quaisquer formas e cores, por moldagem térmica a altas temperaturas e adição de pigmentos. A coloração do ABS possibilita a reprodução de cores muito vívidas e saturadas, e varia, nas suas propriedades de reflexão e refração da luz, de um transparente muito claro e límpido a um opaco completamente estanque. Este plástico é também muito usado pelo acabamento de alto brilho. Outra vantagem do ABS é a excelente relação de preço qualidade, o que o torna um produto desejável: econômico e eficaz.

A respeito dos polímeros encontramos literaturas que o definem como moléculas muito grandes constituídas pela repetição de pequenas e simples unidades químicas, denominadas de monômeros.

Os polímeros naturais mais usados pelo ser humano são amido, celulose e seda, entre outros. Além disso, cerca de 18% do nosso organismo é constituído por proteínas, que são polímeros naturais. A partir da primeira metade do século XX, quando o Químico alemão Hermann Staudinger (1881-1963, pioneiro no estudo da química dos polímeros, galardoado com o Prémio Nobel da Química em 1953) descobriu o processo de polimerização, a síntese de polímeros deixou de ser apenas um fenômeno natural. Desde então, o estudo dos polímeros naturais e principalmente dos sintéticos desenvolveu-se rapidamente. Atualmente, é difícil imaginar a vida humana sem a utilização de polímeros. Assim, a indústria de polímeros constitui um dos pilares do estilo de vida contemporâneo. É enorme a quantidade de bens que nos cercam, produzidos a partir de materiais poliméricos, uma vez que eles são utilizados em quase todas as áreas das atividades humanas, principalmente nas indústrias de automóvel, de embalagens, de revestimentos e de vestuário, e incorporam-se de forma permanente ao cotidiano das nossas vidas. Isso se deve também ao fato dos polímeros sintéticos terem vindo a conquistar muitos mercados através da substituição de outros materiais, como papel, madeira e metais.

Os polímeros podem dividir-se em termoplásticos, termorrígidos e elastômeros (borrachas).

Termoplásticos: São os chamados plásticos, constituindo a maior parte dos polímeros comerciais. A principal característica desses polímeros é poder ser fundido diversas vezes. Dependendo do tipo do plástico, também podem dissolver-se em vários solventes. Logo, a sua reciclagem é possível, uma característica bastante desejável nos dias de hoje. As propriedades mecânicas variam conforme o plástico: sob temperatura ambiente, podem ser maleáveis, rígidos ou mesmo frágeis.

Termorrígidos: São rígidos e frágeis, sendo muito estáveis a variações de temperatura. O aquecimento do polímero acabado a altas temperaturas promove a decomposição do material antes de sua fusão. Logo, a sua reciclagem é complicada.

Elastômeros (Borrachas): Classe intermediária entre os termoplásticos e os termorrígidos: apresentam alta elasticidade. Analogamente ao verificado para os termorrígidos o processo de reciclagem é complicado devido à incapacidade de fusão.

OBJETIVOS

Identificar e caracterizar diferentes tipos de polímeros, por métodos físico-químicos.

DESENVOLVIMENTO - ENSAIOS

1. TÍTULO: Caracterização de polímeros, realizado na quarta-feira 03/09/2014.

2. OBJETIVO: Identificar e caracterizar diferentes tipos de polímeros, por métodos físico-quimicos.

ENSAIO 1 - Pirólise

Materiais:

• Fragmentos de polímeros

• Tudo de Ensaio

• Pinça de madeira

• Papel tornassol azul

• Bico de Bunsen

Método:

Para realizar a pirólise do material, colocar alguns fragmentos da amostra em um tubo de ensaio. Com o auxílio de uma pinça de madeira, fixar à boca do tubo uma tira de papel tornassol azul, úmida, de modo a interceptar a saída dos vapores. Com cuidado aquecer progressivamente o tubo. Se houver formação de vapores ácidos, o papel tornassol passará para a coloração rosa.

Conclusão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com