TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabbeis

Casos: Ciencias Contabbeis. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA A EDUCAÇÃO

CURSO: FILOSOFIA

FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Maria do Socorro Pereira de Sousa

CAXIAS-MA

2014

Trabalho apresentado à disciplina

Filosofia da Educação pela Universidade Aberta do Brasil

como requisito para obtenção de nota parcial

CAXIAS-MA

2014

Filosofia e educação- relação na história da educação humana

A questão antropológica da filosofia é o principal questionamento a cerca do homem , sobre quem é o homem . Qual o processo pelo qual passará para que se torne sujeito da educação? O homem enquanto ser social , possui uma intencionalidade uma consciência que capta uma realidade exterior , distinguindo-se das demais esferas de existência.

Segundo Severino , todas as atividades ligadas a educação , sejam teóricas ou práticas , podem se envolver , e historicamente se envolveram nesse processo ideológico . De um lado , enquanto derivada da atuação da consciência, podem estar incorporando suas representações falseadas e falseadoras de outro lado, enquanto vinculadas a prática social , podem estar ocultando relações de dominação e situações de alienação.

O processo de educação do homem ao longo de sua história, passa por fases, que inicia na educação entre os povos primitivos , em que aprendiam o necessário para a própria sobrevivência; educação oriental, onde se percebe nesta fase da história civilizações desenvolvidas, com alguma forma de organização política; a educação clássica, que diz respeito à educação ocidental – Roma e Grécia; educação medieval, de caráter essencialmente religioso , que se expandiu por toda Europa nos séculos (v- xv dC ); educação humanista, deixando espaço o desenvolvimento do pensamento livre e crítico; na educação cristã reformada, a educação era inspirada nas escolas humanistas ; educação realista, esta nova fase começa na século XVII, com base na filosofia e nas ciências novas de Galilei ,Copérrnico, Newton e Descartes, dando início aos métodos da educação moderna com Comenio, e Ratke; a educação naturalista com base nas ideias de Rousseau são pressupostos para a educação : a liberdade , a atividade pela experiência, a diferença entre a mente da criança e do adulto.

Neste contexto percebe-se que a filosofia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com