TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Contabeis 7° Semestre

Trabalho Escolar: Ciencias Contabeis 7° Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  977 Palavras (4 Páginas)  •  501 Visualizações

Página 1 de 4

Esse trabalho possui o objetivo de mostrar as devidas mudanças ocorridas na vida escolar infantil de nossas crianças, como era esse atendimento e quais as principais fontes que contribuíram para que a forma de educar viesse a melhorar e causar fortes revoluções para o bem-estar de todos.

De acordo com um documento oficial chamado de Constituição Federal de 1988, olhar das autoridades mudou em relação à educação infantil, mudando a história no sentido de promover a construção de conhecimento para todos inseridos numa educação de qualidade. Com base na Constituição/1988, uma série de documentos legais foram criados tais como: Estatuto da Criança e do Adolescente/90, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 93/94/96 entre outros. Todos esses documentos baseados na Constituição contribuíram para que a educação fosse vista da maneira que é vista atualmente, juntos esse documentos realizaram uma arrecadação de mudanças devidamente merecidas e ratificou a educação infantil como a primeira etapa da educação básica, focada em melhorar o atendimento das crianças em creches e pré-escolas, qualificando-as como sujeitos de direitos e deveres.

Os parâmetros Nacionais de infraestrutura para educação infantil, abriram caminho para o processo democrático e escolar inclusiva, valorizando a participação e decisões em conjunta e o acesso de todas as pessoas no ambiente educativo, inclusive as pessoas com necessidade especiais.

Vamos entender um pouco mais dessas mudanças no decorrer do trabalho,nos próximos tópcos.

2 DESENVOLVIMENTO

Na Educação à infância ocorreram muitas mudanças tanto no atendimento educacional quanto no cuidar, porque antes essa faze era muito desvalorizada, não tinha voz, não tinha oportunidades dentro da vida escolar, acredita-se na possibilidade de pensarem que devido serem ainda crianças de 3 a 6 anos no máximo, não havia a necessidade de existir um ensino avançado, de qualidade, que não havia nada que essas crianças pudessem aprender, e ainda existia os castigos enormes com violência por parte dos professores, o que nos faz pensar do que seria nossas crianças se hoje em dia, na violência que o nosso país vive, tivessem que ser submetidas aquele tipo de tratamento, que na época era aceitável pela sociedade em geral, como os diretores, governantes, os pais, enfim, esses maus tratos marcou a educação infantil de antes desagradavelmente.

Atualmente no nosso país, existe uma legislação bastante evoluída no que diz respeito aos direitos da criança brasileira; A Constituição de 1988, promulgada como o documento oficial, merecendo destaque por ser a responsável pelas melhorias no campo educacional infantil. Em seu artigo 227, a Constituição estabeleceu que é direito e dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. Essa promulgação veio para mudar os maus tratos que nossas crianças sofriam nas escolas, veio para fazer com que governantes oferecessem verbas para que fossem construídas creches habilitadas para o ensino infantil, com bastante natureza ao redor, com salas arejadas, professores capacitados para essas faixas etárias. A partir daí, as creches passaram a ter caráter assistencialista passando a ser responsáveis pela educação e pelos cuidados essenciais dos nossos pequenos. Antes as creches destinavam-se ao acolhimento de crianças que não tinham o necessário à vida e organizou-se fundamentada na lógica da pobreza, isto é, os serviços prestados não tinham o objetivo de atender as necessidades das crianças, porém das mães, que com o ingresso das mesmas no mercado de trabalho, procurando aumentar a renda familiar, precisavam de alguém para cuidar de suas crianças a fim de não ficarem por um todo abandonadas. Nessa época, as crianças não usufruíam dos materiais que hoje usufruem, não aprendiam da forma que hoje aprendem, pois era tudo visto de uma maneira como se as creches fossem uma espécie de casa de apoio, não como uma devida escola.

Em particular, as pré-escolas são obrigadas a efetuarem as matrículas e garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com