TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Casos: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/11/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

Ciências Sociais

Passo 2: Elabore um texto, de no máximo 30 (trinta) linhas, que apresente uma discussão sobre os processos de socialização que acontecem na infância, enfatizando as consequências destes sob os indivíduos e também sob a sociedade em que este se insere. Ao longo de sua análise, apresente exemplos de sua própria vida e experiência cotidiana que possam ser pensados dentro deste contexto sociológico.

A socialização é em minha opinião um processo cultural em que se adquirem as maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que se vive.

Nós indivíduos desenvolvemos aprendizado através da comunicação com outros seja na nossa família, na escola ou outro meio em que se vive. Interagimos o tempo todo, durante toda nossa vida. Ainda bem pequeno já dentro do útero da mãe a criança ali sendo formada vai se ambienta lizando, de acordo com as vivencias da mãe. Ao nascer não é diferente, entre dar os primeiros passos, a conseguir se comunicar, dependerá do meio em que se vive. Sem dúvida a família e o nosso primeiro contato social, depois o segundo contato que temos é quando inseridos na escola. Lá vamos aprender a conviver com diversas pessoas diferentes de nós, então de uma maneira ou de outra aprendemos a socializar. A convivência sempre foi, e sempre será importante. Seja ela em grupos, bandos, tribos (índios) entre outras. Existirão sempre normas e regras dentro da nossa sociedade, cabe a cada um de nós saber viver e conviver com o outro e com nós mesmos. Da criança ao adulto não tem como fugir a regra de conviver com os outros. Quanto menos educação , conhecimento e acesso a cultura e informações a pessoa não tiver , será difícil para tal individuo conviver e resolver os conflitos no seu dia – a dia. Nossas primeiras lições começam em casa com a família. Depois a educação na escola é de fundamental importância para que o indivíduo se desenvolva criando a capacidade de resolver qualquer questão durante o seu convívio com os outros. Pois querendo ou não estamos inseridos dentro da sociedade, fazemos parte de um grupo social seja ele qual for, então se faz necessário conviver consigo próprio, e com os outros.

Nossa vida tem ligação com a sociedade, e a sociedade está ligada a nossa vida.

Somos produto do meio, precisamos interagir socialmente, pois o homem não vive só, isoladamente, precisamos estar inseridos dentro da sociedade, de um grupo o qual possamos fazer parte e nós sentir importantes. A comunicação entre uma pessoa e outra é ferramenta fundamental, para que o indivíduo se desenvolva, dentro da sociedade em que ele vive.

Como então viver sem socializar? Tem jeito não.

Compartilhar com o outro uma convivência sempre se fez necessário desde os nossos primórdios.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com