TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ciencias Sociais

Pesquisas Acadêmicas: Ciencias Sociais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/11/2013  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 1

Conceito de Cultura, indivíduo e sociedade.

Cultura

Para o nosso estudo esta definição não serve, pois consideramos cultura como algo intrínseco a todo ser humano. O indivíduo só é humano por possuir cultura, em contrapartida só encontramos a cultura junto aos seres humanos.

Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.

É através da cultura que o homem adquire os conhecimentos necessários à sua sobrevivência física e social.

Todas as sociedades – rurais ou urbanas simples ou complexas – possuem cultura. Cada cultura e cada sociedade têm a sua integridade própria, os seus sistemas de valores e seus costumes.

A cultura de uma determinada sociedade pode diferir profundamente de outra, o que é sagrado para um pode ser repugnante ou repulsivo para outra.

O indivíduo e a sociedade

Podemos afirmar com relativa segurança que a vida em grupo é que transforma o animal homem em um ser humano. Sem contato com o grupo social, o homem dificilmente pode desenvolver as características que chamamos humanas. As crianças que foram encontradas em estado selvagem na Índia, criadas por animais, contribuíram pra comprovar que não havendo contato com o grupo social elas não adquiriram características humanas.

Quando foram encontradas não falavam nem demonstravam emoções humanas, andavam de quatro como os animais, comiam carne crua e mostravam hábitos característicos dos animais selvagens.

Podemos afirmar que o grupo social, a sociedade, precede o indivíduo, sendo ser humano um produto da interação social. Esta claro que essa afirmação é uma visão dentro do campo da sociologia, não existindo nem ai uma concordância de todos os cientistas.

Etapa 2

RESUMO DO FILME Resumo do filme A classe operaria vai ao paraíso

O filme tem como cenário principal a BAN, uma fábrica que produz peças para motores.

Ela utiliza o sistema de metas de produção, sendo que o desenvolvimento tecnológico que leva ao aumento da produtividade do trabalho não tem sido acompanhado do acréscimo salarial.

Como diz o discurso de um líder sindical: “quando faziam 1000 peças por dia ganhavam 300 liras de salário, “Agora produzem 3000 peças e o salário é o mesmo”. A postura que os operários devem manter no trabalho é sempre em pé, nunca sentados, o que faz com que um operário veterano com problemas de próstata tenha incontinência urinária.

Ao mesmo tempo, numa época em que a moda era os homens usarem cabelos compridos,

estes são forçados a usarem toucas como as da força de trabalho feminina, o que seria caracterizado hoje como uma atitude típica de assédio moral.

Os operários iniciam sua jornada de trabalho ao som de um alto-falante que busca incentivá-los ao bom desempenho no trabalho, Alertando para que cuidem da manutenção da máquina, e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com